Lembra quando você era adolescente e perguntava a um amigo se determinada garota era bonita, e a resposta era “simpática...”? Bem, com essa resposta, bonita ela não devia ser, mas merecia nossa atenção devido a algum bom predicado. Com automóveis acontece algo parecido, ultimamente acostumamos a classificar alguns deles como “honesto...”, quando não existe nele nenhum defeito contundente mas, mesmo assim, ele não desperta nossa paixão. É mais ou menos como a garota simpática.
LEIA MAIS: Honda mostra CB 650 F e CBR 650F, ambas feitas no Brasil. Saiba detalhes
Assim é a Honda CB 500X: muitíssimo honesta, muitíssimo simpática, só que lhe faltam aqueles atributos que te fazem desejá-la profundamente. Diferentemente dos dois outros casos, no entanto, a Honda CB 500X é realmente uma motocicleta muito bonita.
A Honda CB 500X, a terceira e última versão da família CB 500 lançada há três anos e produzida em Manaus, AM, compartilha a parte mecânica com a CB 500F e a CBR 500R, respectivamente a naked e a esportiva carenada.
Suavidade na pilotagem como trunfo
Todas elas têm a mesma “tocada” tranquila, graças ao motor bicilíndrico em linha de 50,4 cv, e, logicamente, cada uma com sua posição de pilotagem característica. A “X” é a crossover da família, e esse também, é um termos que se usa quando a classificação da motocicleta não é 100% definida. A própria palavra crossover, do inglês, significa “misturado”. A Honda CB 500X tem pitadas de big trail, apesar de não tão “big” assim, de urbana, de estradeira e de esportiva. E o resultado é uma motocicleta totalmente honesta, o que significa que ela se presta exatamente àquilo que se propõe.
Você viu?
LEIA MAIS: Pilotagem muito suave com a Honda XRE 190. Confira a avaliação
A Honda CB 500X foi remodelada há poucos meses, porém com poucas alterações em relação à versão anterior, sendo que as novidades mais significativas foram o farol e a lanterna de led. Outras alterações foram o para-brisa um pouco mais alto e o tanque de combustível de maior capacidade (passou de 17,0 para 17,7 litros). Pequenas mudanças também ocorreram nas suspensões e no acionamento do freio dianteiro.
Os melhores atributos da Honda CB 500X, além do belo visual, estão ligados à dirigibilidade e ao conforto. Com posição confortável de pilotagem, é uma motocicleta ágil e fácil de ser conduzida, sem surpresas mesmo para pilotos menos experientes. A suavidade geral da moto, seja no funcionamento tranquilo do motor e do câmbio, seja no acionamento dos comandos, é o seu grande trunfo. Se for possível reclamar de alguma coisa, seria da limitação do motor, um tanto fraco em rotações mais altas.
LEIA MAIS: Honda CG 125 completa 40 anos no Brasil: Carossel do Progresso
A Honda CB 500X é a mais vendida das três versões dessa família e custa, oficialmente, R$ 29.900. Só que, também oficialmente, pois está indicado no site da marca, ela está em promoção por R$ 24.900. Moderna e bonita, a Honda CB 500X tem como aliada a versatilidade.