Yamaha MT-07: Linha 2019 vem para alinhar o Brasil com a atualização da naked na Europa
Divulgação
Yamaha MT-07: Linha 2019 vem para alinhar o Brasil com a atualização da naked na Europa

Há tipos de motocicletas para todos os gostos. Esportivas, estradeiras, urbanas, aventureiras e trilheiras, além de muitos outro estilos. Entre as motocicletas naked, ou seja, aquelas “nuas”, sem carenagem, as mais desejadas na atualidade são aquelas também conhecidas como “funbikes”, que, como o termo em inglês já as define, proporcionam muita diversão a
quem as pilota, como a Yamaha MT-07.

LEIA MAIS: Yamaha Fazer 150, um pouco mais de sofisticação. Saiba mais detalhes

É claro que qualquer motocicleta já é sinônimo de diversão para qualquer motociclista que honre seu nome, mas neste caso a diversão vem em forma de muita adrenalina, muito torque e respostas radicais aos comandos, a exemplo do que encontramos ao pilotar a Yamaha MT-07 da linha 2019.

A série MT da Yamaha se propõe exatamente a isso. Nesse caso, as letras significam “Master of Torque”, indicando que o torque avantajado em qualquer de suas representantes é a causa principal da diversão.

undefined
Divulgação

A nova Yamaha MT-07 mudou bastante, principalmente nos menores detalhes

A Yamaha MT-07 foi lançada no Brasil em 2015, desde então atiçando o desejo daqueles que se regozijam com uma motocicleta ágil, leve, torcuda e mais acessível. Com motor bicilíndrico de exatos 689 cm 3 , com 74,8 cv de potência e 6,9 kgfm de torque, a MT-07 é realmente uma motocicleta pra lá de divertida, parece que vai obedecer a todos os caprichos de seu condutor. E, sabendo domá-la, ela vai mesmo obedecer a seu amo.

Antes que alguém diga que a sua irmã MT-09 , que tem motor de três cilindros e muito mais torque, é mais divertida ainda, não vamos esquecer que a MT-07 é mais leve, 183 kg com tanque cheio, e por isso mais fácil de ser domada, pois despeja torque e potência com mais parcimônia.

Um bom exemplo de como isso pode ser decisivo na escolha de sua motocicleta, o brasileiro Rafael Paschoalin, piloto oficial Yamaha que participa de provas super desafiadoras como Ilha de Man e Pike’s Peak, usará a nova MT-07 na próxima subida de montanha.

LEIA MAIS:  Mais um dia de muita diversão na pista com as esportivas da Yamaha

Você viu?

Em sua quarta participação, ele fez as duas primeiras de MT-07 e este ano correu de MT-09, para aproveitar que a cilindrada oficial de sua categoria foi aumentada. Mesmo com muito mais potência e torque, ele chegou à conclusão que com a MT-07 ele ganha preciosos segundos em saídas de curvas, devido ao menor peso e à maior agilidade.

Acelerando a Yamaha MT-07 2019

Apresentação da nova Yamaha MT-07 2019 incluiu, um “rolê” noturno pelo centro histórico de São Paulo
Divulgação
Apresentação da nova Yamaha MT-07 2019 incluiu, um “rolê” noturno pelo centro histórico de São Paulo


Pilotando a naked Yamaha MT-07, podemos perceber facilmente que o compacto bicilindro é realmente poderoso. Diferentemente dos motores de dois cilindros paralelos mais usuais, que podem ter os dois pistões subido e descendo juntos, alternando a fase de ignição, ou então subido e descendo alternadamente, neste último caso devido ao virabrequim ter mancais de bielas a 180º, o motor da MT-07 tem os mancais defasados em 90º, uma arquitetura que a Yamaha batizou de Crossplane.

O resultado é uma subida de rotações mais rápida e um ronco muito especial, bem diferente do barulho de bomba d’água que os outros bicilindros geralmente têm. Olhando a nova Yamaha MT-07, não é automática a percepção de todas as alterações visuais e de detalhes em relação à primeira geração do modelo.

LEIA MAIS:  Yamaha Factor 150, um pouco mais de potência. Confira a avaliação

Parecem mesmo a mesma moto, até que se possa colocá-las lado a lado. O tanque de combustível é novo, mantendo os mesmos 14 litros de capacidade, assim como os defletores de ar, abas do radiador, para-lama dianteiro e farol.

undefined
Divulgação

Yamaha MT-07 continua com o mesmo painel de instrumentos da linha 2018

O painel de instrumentos permanece o mesmo, mas os bancos, tanto do piloto quanto o do garupa, são totalmente novos, mais largos e mais confortáveis (uma das poucas críticas à versão anterior). Nas suspensões, a dianteira tem nova calibragem mais firme e a traseira agora tem ajuste do retorno, mantendo as nove regulagens de compressão.

A Yamaha MT-07 2019 chega com preço de R$ 33.790, apenas na versão com ABS, nas cores Racing Blue, com rodas azuis, Matt Black, com rodas pretas, e Matt Gray Fluo, com rodas amarelas. Esta última, que eu achei a mais bonita, inova com a interessante cor cinza metálico fosco, mesmo que isso pareça ser incompatível.

Para conhecer a nova Yamaha MT-07 , basta chegar a uma loja da rede a partir do próximo dia 20 deste mês, aproveitando para comprar uma em 12 parcelas sem juros ou em até 48 parcelas com juros de 1,29% ao mês. E vá se divertir!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!