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Por um punhado a mais de dinheiro, a Yamaha Factor 150 oferece melhor desempenho. Moto parte de R$ 8.290.

Yamaha Factor 150 UBS, cor branca exclusiva e freio a disco com UBS entre as principais características da moto
Guilherme Marazzi
Yamaha Factor 150 UBS, cor branca exclusiva e freio a disco com UBS entre as principais características da moto

Outra Yamaha Factor? Sim, mas esta é um pouco diferente. E a primeira questão ao comparar esta Yamaha Factor 150 com a Factor 125 ED de três semanas atrás é “quais são as diferenças?”

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Além da óbvia, a maior cilindrada da Yamaha Factor , e suas consequências, as duas utilitárias da marca são muito parecidas. Para quem acha que o motor flex de 124,8 cm3, que rende 11,1 cv e 1,16 kgfm de potência e torque, não é suficiente, pode pagar uns trocados a mais e ter o motor de 149,2 cm3 e seus 12,4 cv e 1,3 kgfm, também bicombustível.

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A necessidade de uma maior potência, principalmente para vencer aclives ou para levar garupa, foi o que levou os fabricantes a romper essa cilindrada “mágica” para 150 ou 160 cm3, tornando esses motores um pouco mais ariscos na dirigibilidade.

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Só que, nesse caso, teríamos uma versão mais simples da Factor 150, com rodas raiadas e freio dianteiro a tambor. A Factor 150 UBS, que como o próprio nome já diz, tem freio dianteiro a disco com UBS (Unified Brake System) e rodas de liga leve com pneus sem câmara. O resto é tudo igual.

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Equipamentos, preços e vantagens

A Factor conta com estilo esportivo e vem com rodas e escapamento pretos
Guilherme Marazzi
A Factor conta com estilo esportivo e vem com rodas e escapamento pretos

Resumindo a sopa de letrinhas, a Yamaha Factor 150 E (que tem partida Elétrica) custa R$ 8.290, apenas R$ 200 a mais que a Factor 125 ED (que tem partida Elétrica e freio dianteiro a Disco), mas a Factor 150 UBS, que tem disco dianteiro e sistema UBS, custa R$ 9.090. Um salto um pouco maior.

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Mas qual é a vantagem do sistema unificado de freios UBS? Acionando o manete direito, apenas o freio dianteiro entra em funcionamento, mas ao acionar o pedal direito, 30% da força de frenagem também vai para o disco dianteiro. É uma forma de assegurar que o piloto, por vontade própria ou sem querer, em uma emergência, tenha apenas a roda traseira freada, o que poderia desequilibrar a motocicleta.

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De resto, como na 125, a Factor 150 oferece bastante para um modelo de entrada, em especial a suavidade de funcionamento do motor, a boa posição de pilotagem e, principalmente, um painel de instrumentos totalmente eletrônico com velocímetro digital, conta-giros de barrinhas e um ótimo marcador de nível de combustível.

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Além disso, tem iluminação branca, indicador de marchas (5) e função ECO, para ajudar na economia de combustível. As cores disponíveis para a Yamaha Factor 150 são o vermelho e o preto, tanto para a E quanto para a UBS. Esta última tem ainda a opção da cor branca. 

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