Como se avalia o nível de fidelidade de um produto? Certamente não é pelo volume de vendas, apesar do fato indiscutível de que esse parâmetro indica qual é o produto que a maioria dos consumidores prefere. Sim estamos falando de motocicletas, como a Dafra Apache.
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Na semana passada, uma motocicleta bem menos conhecida do que as líderes do mercado provocou todos os tipos de reações – a maior parte delas positiva – nas ruas e aqui mesmo, nos comentários. A Dafra Next 300, que foi bastante elogiada em semáforos, por motociclistas que a conheciam ou não, nesta ultimo caso apenas pelo seu visual, mostrou que pode encarar a concorrência, bastando só ser mais popular, assim como Dafra Apache .
Aproveitando o calor do momento, vamos agora falar de outra motocicleta da marca, a Dafra Apache RTR 200, que acabou de ser renovada e está estreando no Brasil. Até 2014, a Dafra comercializava a Apache 150 que, ainda com carburador, já tinha sua legião de admiradores. Da mesma forma como ocorreu com a Next 300, a nova Apache atraiu muitos olhares e perguntas pelas ruas, principalmente quanto à sua beleza.
Quem gostou de Apache mostrada no salão Duas Rodas de dois anos atrás teve que esperar, mas agora já pode ter sua motocicleta. O acabamento da Apache, que tem origem indiana – a TVS é uma das maiores fabricantes de motocicletas da Índia – é surpreendente.
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Mesmo com alguns adereços a mais do que estamos acostumados, seguindo um pouco o padrão estético daquela região do mundo, o conjunto agrada bastante. A pintura fosca, mesmo sobre a cobertura do tanque de combustível, é de bom gosto e muito bem aplicada.
Uma Dafra Apache bem acertada
O painel de instrumentos digital tem muitas funções, inclusive indicador de marcha engrenada e shift light, que avisa o momento em que a marcha deve ser trocada, para uma pilotagem esportiva. O velocímetro é de dígitos e o conta-giros é de barra. A sofisticação fica por conta dos dois semi-guidões, presos diretamente nas bengalas da suspensão, sobre a mesa superior. Há ainda um ponto de energia USB no painel.
O único ponto que não me agradou esteticamente é o pequeno para-lama traseiro de plástico fixado na balança da suspensão. O motor da Dafra Apache RTR 200 é um monocilindro de quatro válvulas refrigerado a ar, a gasolina, com potência de 21 cv e torque de 1,85 kgfm. De funcionamento suave e com bom desempenho, é bem agradável tanto na cidade quanto na estrada.
O câmbio é de cinco marchas e a embreagem é do tipo deslizante ( Slippery Clutch ), que impede o travamento da roda traseira no caso de uma redução de marcha muito brusca. As rodas são de liga, com pneus sem câmera, e os freios a disco nas duas rodas têm sistema combinado FH-CBS.
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A grande vantagem da Dafra Apache RTR 200 está no custo de aquisição: custando R$ 12.490 com frete incluso, ela é mais acessível que, por exemplo, a Yamaha Fazer 250, que custa R$ 15.790 (sem frete), tem o mesmo porte e a mesma potência (freios ABS de série). Ou a Honda CB 250 Twister, que custa R$ 14.130 (R$ 15.140 com ABS).