Tamanho do texto

Mostramos todos os detalhes da versão topo de linha, tabelada em R$ 155.990, com a visão de um consumidor que gosta de carros

Com a palavra, o consumidor. No vídeo desta semana, o novo Mitsubishi Eclipse Cross 2019 não vai ser avaliado por um jornalista. O espaço aqui é de um consumidor que gosta muito de carros. O que será que ele achou do modelo que resgata um nome que fez sucesso entre os cupês esportivos dos anos 1980 até os 2000, mas agora com uma roupagem de SUV?

LEIA MAIS: JAC T40 CVT: chegou a hora de comprar um carro chinês?

Com preços entre R$ 149.990 e R$ 155.990, o Mitsubishi Eclipse Cross 2019 estreia no Brasil com visual chamativo, motorização inédita e recheada lista de equipamentos de comodidade e segurança para rivalizar adversários de gabarito, como Jeep Compass , Volkswagen Tiguan e Chevrolet Equinox .

Posicionado entre o ASX e o Outlander , o modelo importado do Japão é o primeiro Mitsubishi a adotar motor 1.5 turbo. O propulsor de alumínio, com injeção direta e indireta de gasolina, entrega 165 cv e 25,5 kgfm de torque, sendo gerenciado por uma transmissão CVT de oito marchas virtuais. A tração é 4x2 na versão de entrada e integral na de topo - este, aliás, é o único diferencial entre as configurações disponíveis no país.

Na prática, esses dados e números fazem o Eclipse Cross ser um SUV de desempenho satisfatório, ágil em acelerações e retomadas de velocidade. De acordo com o fabricante, ele vai de zero a 100 km/h em 11 segundos, um bom índice para um veículo que pesa mais de uma tonelada e meia. As simulações de marcha são bem feitas e mais rápidas e suaves que as de outros CVT, como o do Honda CR-V, por exemplo. As trocas podem ser realizadas pelas aletas fixas na coluna de direção, um detalhe de carro esportivo que faz alusão ao nome Eclipse, mas pouco prático em curvas.

LEIA MAIS: Citroën C4 Lounge: o que mudou para melhor e para pior?

O que mais impressiona no Eclipse Cross é o prazer ao volante. É um SUV que veste bem o motorista, entrega uma posição dirigir elevada, mas que pode ficar mais baixa para quem aprecia esportividade. A tração integral S-AWD contribui bastante para o agradável comportamento do modelo, pois trabalha a todo momento e distribui o torque entre os eixos conforme a demanda. Há também um seletor no console para escolha entre três modos de atuação: automático, terra e pisos escorregadios.

Mitsubishi Eclipse Cross 2019: um dos mais seguros da categoria

Mitsubishi Eclipse Cross 2019 traz a nova identidade visual da Mitsubishi no painel
Divulgação
Mitsubishi Eclipse Cross 2019 traz a nova identidade visual da Mitsubishi no painel

No quesito segurança, além dos recursos básicos para este segmento (falamos de controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sete airbags, faróis de led, câmera de ré e sensores de estacionamento), destaque para itens como o controlador de velocidade adaptativo, alerta de saída de faixa, frenagem autônoma de emergência, sensor de tráfego cruzado e um sistema que previne aceleração involuntária contra obstáculos móveis e até uma parede, por exemplo. Os freios traseiros, contudo, desapontam por serem sólidos e não ventilados, como os da dianteira.

LEIA MAIS: VW Amarok V6 satisfaz no desempenho e conforto

Quanto ao visual do novo  Mitsubishi Eclipse Cross 2019 , pode-se dizer que a traseira um tanto esquisita nas imagens é mais agradável ao vivo. Detalhes sobre consumo, nível de acabamento e espaço interno também são destacados pelo consumidor neste vídeo. Bora apertar o play para conferir!

Escreva para coluna De Carona com Leandro no Youtube ou no Instagram .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.