Está pensando em comprar uma picape média? Então a VW Amarok V6 precisa estar em sua lista de opções. Tabelada em R$ 187.990, a versão Highline compartilha o motor 3.0 V6 turbodiesel do SUV Audi Q7, o que a torna a picape mais potente e forte da atualidade. São 225 cv e 56,1 kgfm, números que fazem o veículo de mais de duas toneladas acelerar de zero a 100 km/h em apenas oito segundos, de acordo com o fabricante. Como comparação, a Chevrolet S10 atinge a mesma velocidade em 10,3 s com seu propulsor diesel de 206 cv.

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No visual, as poucas diferenças da VW Amarok V6 para a configuração Highline 2.0 biturbo diesel são a capa preta dos retrovisores e o emblema V6 presente na grade e na tampa da caçamba. Os únicos opcionais disponíveis para o modelo importado da Argentina são as rodas de 19 polegadas, por R$ 2.720, que substituem o conjunto aro 18” de série, o engate removível para reboque (R$ 1.010) e o protetor de caçamba (R$ 1.050).

Bem recheada, a lista de equipamentos inclui ar-condicionado digital de duas zonas, câmera de ré, controlador de velocidade, ganchos para amarração na caçamba, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor fotocromático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e faróis bixenônio com luz diurna de led.

O motor V6 impressiona desde a partida, com um baixo nível de ruído e de vibrações a ponto de fazer motorista e passageiros questionarem se estão de fato a bordo de uma picape diesel – a 120 km/h, o conta-giros estaciona nas 2.000 rpm. Mérito também do ótimo isolamento acústico da cabine, que inibe com eficácia até o som do vento que passa pelos retrovisores.

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Mas o que mais chama a atenção é o desempenho. A turbina com geometria variável deixa a Amarok “esperta” em qualquer faixa de rotação e tem o reforço da função overboost, que eleva a potência da picape em mais 20 cv e o torque em mais 3 kgfm, durante dez segundos, para favorecer as ultrapassagens. Por alguns instantes, portanto, são entregues 245 cv e 59 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm. O câmbio automático de oito marchas administra com propriedade esse poderio com trocas rápidas e quase imperceptíveis, tanto no modo normal quanto no S, esportivo. Há opção de mudanças sequenciais pelas aletas no volante ou pela manopla. Econômica, a picape registrou consumo entre 8,8 km/l e 10,1 km/l durante a avaliação por estradas de São Paulo.

A direção hidráulica tem a mesma calibração das versões 2.0. Na prática, significa dizer que permanece firme e precisa em altas velocidades, mas um pouco pesada para situações de manobra.

A VW Amarok V6 nas estradas

VW Amarok V6 tem força suficiente para superar qualquer desafio
Divulgação
VW Amarok V6 tem força suficiente para superar qualquer desafio

Como em outras picapes, o pula-pula da cabine é perceptível ao trafegar por pisos irregulares, principalmente pelos ocupantes do banco traseiro, mas está longe de comprometer a estabilidade da carroceria. Entre os itens de segurança da Amarok V6 há tração integral, controles de tração e estabilidade, seis airbags, ABS off-road, assistente de partida em rampa e freios a disco nas quatro rodas.

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O nível de conforto é elevado, com direito a bancos de couro macios e com ajustes elétricos para motorista e passageiro da frente. A ergonomia é outro ponto forte da picape. O volante multifuncional tem ótima empunhadura e conta com ajuste de profundidade da coluna de direção – algo raro nesse segmento –, o que aumenta a sensação de se estar dirigindo um carro de passeio.

Destaque também para o acabamento, em que pese a ausência de… como de costume, escrevi demais. Bora apertar o play para ver o vídeo da semana e saber todo o resto sobre a VW Amarok V6 !

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