O Peugeot 208 automático sempre sofreu com um grande fator em tempos de crise: o consumo. Por ter uma antiquada caixa automática, de apenas quatro marchas, o pequeno hatch consumia bem. A média urbana girava na casa dos 6 km/l e não passando dos 12 km/l na estrada com apenas etanol no tanque. Mas isso mudou na linha 2018, quando a marca francesa, finalmente, resolveu adotar o novo câmbio Aisin, de seis marchas.
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A caixa autamática já é usada pela marca nos modelos 308, 408 e 3008, então não foi difícil para acertar a relação no pequeno hatch. De fato isso aconteceu e o Peugeot 208 ficou bom de dirigir e, sobretudo, econômico.
![Peugeot 208: com os retoques no visual, os faróis deixaram de ter luzes diurnas de LED entre os detalhes Peugeot 208: com os retoques no visual, os faróis deixaram de ter luzes diurnas de LED entre os detalhes](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/04/tc/5o/04tc5o7hgcf98l1fkpyigq1yj.jpg)
O ciclo urbano pulou para 8 km/l, batendo os 15,7 km/l na estrada. Além disso, o modelo conta com dois modos de transmissão: Sport onde a relação fica mais alta, e ECO, priorizando as trocas em baixas rotações, sempre jogando as marchas. Para se ter uma ideia, a 55 km/h, o modelo já está em sexta marcha, ajudando muito no consumo de combustível.
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Como nem tudo são flores, algumas coisas foram perdidas na linha 2018 do 208. Apesar da reestilização, que deixou o modelo mais atualizado, não há mais luzes diurnas de LED nos faróis e as de cortesia, no interior do carro, passaram a ser convencionais. Além disso, a central multimídia, apesar de ser nova, não conta mais GPS integrado. E se quiser trocar de marcha no modo sequencial não terá mais como contar com as hastes atrás do volante.
Maturidade
![Interior vem com volante pequeno e quadro de instrumentos elevado, mas ficou menos sofisticado do que já foi Interior vem com volante pequeno e quadro de instrumentos elevado, mas ficou menos sofisticado do que já foi](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ct/2m/8d/ct2m8d1bxwz3r6qkdxma5tz5s.jpg)
Mesmo assim, alguns itens do 208 ainda são exclusivos se for levado em consideração seus principais concorrentes. Na versão Griffe, o carro vem com ar-condicionado digital de duas zonas, além do teto solar panorâmico, um dos itens mais legais que equipa o pequeno hatch da marca francesa.
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Outro ponto que chama atenção no Peugeot 208 é o console, que foi batizado de i-Cockpit. O painel de instrumentos fica mais alto, praticamente na altura do para-brisa, que ajuda o motorista desviar o mínimo de atenção possível para olhar a velocidade, por exemplo. O volante pequeno com base achatada tem bons ajustes de altura e profundidade, passando uma sensação de direção bem diferente do que estamos acostumados. Confira o vídeo acima!