Tamanho do texto

Versão mais barata do cupê demonstra que potência nem sempre é tudo

De olho em aumentar as vendas de Jaguar no Brasil, a marca britânica lançou o novo F-Type P300 com um motor menor e um pouco mais barato. A nova versão do Jaguar F-Type usa motor 2.0 turbo de 300 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque máximo. Apesar de ser uma unidade de quatro cilindros, esse esportivo chega aos 100 km/h em 5,7 segundos, atingindo 250 km/h de velocidade máxima. Lembrando que sempre é equipado com transmissão automática de 8 velocidades.

LEIA MAIS: Chevrolet Onix LTZ 2019: todos os detalhes da renovação

Por dentro, mesmo sendo uma versão “simples" a Jaguar não abriu mão do acabamento. O Jaguar F-Type P300 vem com bancos revestidos em couro, o teto em Alcantara, além de iluminação ambiente e sistema de som premium da Meridian.

LEIA MAIS: Ford Ka Freestyle traz modernidade e sofisticação aos compactos

Dinamicamente o esportivo agrada. Seu motor 2.0, menor que os V6 e V8 vendidos nas demais versões, deixa o modelo equilibrado em curvas. Mas também passou longe de se mostrar fraco. Andamos no autódromo de Interlagos, onde conseguirmos acelerar modelo e descobrir do que este Jag é capaz.

Por se tratar de um esportivo com tração traseira, o F-Type consegue ficar ainda mais divertido no modo Dynamic. O controle de estabilidade passa a atuar menos, deixando que o cupê saia mais de traseira. Isso, é claro, exige mais atenção por parte do motorista.

Doce sinfonia

Jaguar F-Type P300
Renato Maia/Falando de Carro
Jaguar F-Type P300

As trocas de marcha se mostraram bem satisfatórias. O câmbio ZF de oito velocidades tem respostas rápidas, aproveitando muito bem do motor, que aliado ao emulador de ronco esportivo, aparenta bem mais dinâmica de pista. Para um 2.0, a sinfonia emitida pelo escape lembra mais um motor V6.

LEIA MAIS: Toyota Yaris Sedan: confira todos os detalhes do novo modelo

Esteticamente, pouca coisa muda. A versão P300 do F-Type conta com detalhes em black piano nas portas, parte inferior do carro e também na parte frontal. Outra novidade é que a versão 2.0 conta com uma saída única de escapamento, a única real diferença entre as 3 versões hoje vendidas no Brasil.

Custando R$ 339.929, o F-Type P300 com motor 2.0 vem para concorrer com modelos como Porsche Cayman e também o Audi TT RS, todos eles com motor de quatro cilindros. Apesar de pertencer a uma categoria diferente, o Jaguar F-Type também pode rivalizar em preço com os muscle cars Ford Mustang e Chevrolet Camaro. Também há uma versão conversível a venda.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.