Fernando Calmon testou o SUV esportivo no Autódromo Capuava, em Indaiatuba
Divulgação/Stelanttis
Fernando Calmon testou o SUV esportivo no Autódromo Capuava, em Indaiatuba

Desta vez, nada de mera maquiagem decorativa, rodas maiores, algumas faixas na carroceria e estamos conversados.  O Fastback Abarth recebeu tratamento apurado de engenharia e esportividade.  Ajudou o fato deste SUV dispensar barras de enfeite no teto e receber uma imperceptível, porém válida redução de 5 mm na altura de rodagem, além de um discreto defletor sobre a tampa do porta-malas.

Mais interessante ainda é que o motor flex  1.3 turbo manteve os mesmos números de potência – 185 cv (E)/180 cv (G) – e torque – 27,5 kgfm  – do Pulse Abarth de menor massa e dimensões e ainda assim acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 s, exatamente o mesmo tempo. Se a comparação for com o Fastback de motor igual, a versão Abarth é meio segundo mais rápida.

A potência é a mesma, mas o Fastback Abarth tem outro ajuste dinâmico
Divulgação/Stelanttis
A potência é a mesma, mas o Fastback Abarth tem outro ajuste dinâmico

Configurações na suspensão, no motor, recalibração no sistema de injeção, entre outros, deixou o carro interessante.

Há uma série de pormenores incrementais que explicam: rodas mais leves, pneus de maior aderência, recalibração do sistema de injeção direta de combustível, uso da tecla “Poison” no raio direito do volante e escapamento duplo bilateral.

Durante a avaliação no Autódromo Capuava, em Indaiatuba (SP), a sensação é de sempre se achar que pode acelerar mais a cada volta. A direção é um pouco mais rápida com ótimo resultado (relação 14,5:1 contra 15:1), mediante braços de direção mais curtos,  pois caixa de direção não mudou.

O Fiat Fastback usa a plataforma MLA, que estreou no Pulse
Divulgação/Stellantis
O Fiat Fastback usa a plataforma MLA, que estreou no Pulse

Apesar dos freios a tambor nas rodas traseiras, a proposta coerente indicaria discos, mas o preço subiria. Da mesma forma, ideal seriam seis airbags em vez dos quatro do projeto original.  Esta versão de topo custa R$ 159.990,00.


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