Na semana passada falei aqui na coluna sobre o Tipo Sedicivalvole. Vale lembrar que na década de 90 a Fiat se destacou bastante no país com modelos que se tornaram sucessos de venda. É importante salientar também que foi a responsável pela introdução de tecnologia nova no mercado automotivo com o Uno Turbo e com o Fiat Tempa Turbo.

LEIA MAIS: Fiat Tipo Sedicivalvole é um puro-sangue italiano que marcou época no Brasil

Uma dessas tecnologias foi o turbocompressor, que é a base atual do conceito de downsizing. Naquela época, a idéia era voltada unicamente para melhorar o desempenho.  O Fiat Tempra Turbo foi um modelo com turbo de fábrica, como víamos na Europa. Era algo realmente interessante. E muito estimulante, claro.

O Tempra foi um dos sedãs médios mais bem-sucedidos dos anos 90. Ele fez história, teve uma participação muito grande no mercado e deixou lembranças como um produto de ponta da marca italiana. Além da Turbo, que tinha no Stile seu irmão com estilo comportado, destacava-se também a versão 16 válvulas.

LEIA MAIS: Puma GTB Daytona destaca-se por ser um raro cupê nacional dos anos 80

Com todas essas qualidades o sedã foi a escolha certa para receber uma dose extra, sem trocadilhos, de cavalos sob o capô. O estilo da carroceria de duas portas aliado às rodas de 15 polegadas, com desenho exclusive, chamava atenção de longe. A cereja no bolo estava no catálogo de cores. Apenas três: roxo, vermelho e preto. 

Fôlego extra do turbo

undefined
Reprodução
Fiat Tempra Turbo

O motor de 2 litros recebeu uma turbina Garrett T3 para desenvolver 165 cv. Já o torque de 26,5 kgfm chega os 3.000 giros. Atualmente, vale lembrar que os modelos equipados com turbocompressor entregam força, em média, a partir das 1.250 rpm. Mas é muito bom para a época, com ligeiro turbo lag.

O desempenho do Tempra turbinado surpreende. Realmente ele não parece um modelo com mais de vinte anos de estrada. As acelerações são vigorosas e os pneus parecem ignorar o asfalto nas saídas mais bruscas. Tudo isso acompanhado do som único da turbina trabalhando para apimentar o passeio. 

LEIA MAIS: Que tal um Mini Cooper retrô, mas com componetes modernos? Veja fotos

Além disso o interior traz acabamento caprichado com bancos revestidos de couro e instrumentação completa para o motorista, incluindo o manômetro do turbo. Por essa e outras razões o Fiat Tempra Turbo será um dos clássicos nacionais valorizados no futuro. O mais difícil é encontrar um exemplar excepcional como este da matéria. Nos vemos semana que vem, combinado? 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários