Tamanho do texto

Acelerar um clássico sempre foi uma experiência divertida, ainda mais com preparação especial e rodas da Porsche. Confira o vídeo

O Fusca foi um dos carros mais carismáticos já produzidos. A ideia original de Ferdinand Porsche para o “carro do povo” partiu de um projeto bastante simples e funcional. Com o passar dos anos, o modelo evoluiu em termos de suspensão e conforto, mas por aqui seguiu sempre a mesma linha.

LEIA MAIS: Ford Mustang GT: aceleramos a nova geração do muscle car

Lançado no Brasil no final dos anos 50, o "Fusquinha" logo ganhou as ruas e a simpatia dos consumidores. Na década de 80 o modelo passou pelo último upgrade visual e também no painel. Mas, em1986, o Fusca se despediu na chamada “Última Série”.

O motor boxer também cresceu em cilindrada. A pedido do presidente Itamar Franco, a Volkswagen do Brasil voltou a produzir o Fusca, em 1993, finalizando definitivamente sua fabricação nacional três anos depois. O modelo clássico, entretanto, persistiu até 2003, quando foi encerrada a sua produção no México. De qualquer modo, o besouro tem uma legião de fãs, clubes espalhados pelos país e preparadores.

E justamente um exemplar preparado é o que vamos conhecer essa semana na coluna. Esse pré-Itamar chama a atenção de longe, especialmente pelo jogo de rodas phone dial,  da Porsche, de aro 16, com sete polegadas, e pneus de perfil baixo.

LEIA MAIS: Volkswagen Quantum com apenas 3 mil km parece ter saído de capsula do tempo

No motor de 1.600 cm³ de cilindrada foi instalado um turbocompressor, porém montado atrás da capelinha e próximo do eixo. Um intercooler mantém o ar resfriado aumentando a eficiência. Com esse conjunto a potência chega perto dos 200 cv.

The Love Bug

Volkswagen Fusca Itamar com preparação
Renato Bellote/iG
Volkswagen Fusca Itamar com preparação

Acelerar um Fusca é sempre divertido. A posição de guiar é um pouco diferente, porém os pedais são perfeitos para o punta-tacco . A turbina enche em rotações médias e garante diversão de sobra a cada curva.

LEIA MAIS: Kadett GS: assista ao vídeo do esportivo nacional dos anos 90

Um detalhe especial desse Fusca é que ele traz a válvula de prioridade acoplada ao próprio sistema, algo que produz o espirro extremamente discreto. A diversão fica por conta do som do caracol enchendo nas pisadas mais animadas. Nos vemos na próxima semana andando em coisas divertidas. Até lá!  

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.