A Autolatina completou trinta anos. Esse período no qual Volkswagen e Ford juntaram esforços para desenvolvimento de produtos e tecnologia gerou também modelos irmãos. Apollo e Verona são dois exemplos, gêmeos, porém com personalidades bastante distintas.
LEIA MAIS: Gol GTI da segunda geração trouxe estilo e sofisticação
Nessa matéria reunimos dois exemplares das versões topo de linha. O Verona GLX e o Apolo GLS , completos, e ambos recheados de equipamentos, além da baixíssima quilometragem e o estado de conservação excepcional.
O Apollo tem um toque mais esportivo. Começando pela parte externa. As rodas BBS dão um tom todo especial ao conjunto. Além disso vale destacar as lanternas fumê, algo que entregava um toque de esportividade a mais. Os faróis auxiliares e teto-solar também se destacam.
Você viu?
Internamente ele traz algo bastante apreciado na época e que fazia parte do acabamento dos esportivos nacionais durante as décadas de 80 e 90: os bancos Recaro. Nunca se vendeu tanto como nesse período e o acerto visual e ergonômico é sempre perfeito.
Já o Verona se destacava por um estilo mais conservador. Aliás, vale dizer que essa era uma característica da Ford na época. E seus compradores fiéis não abriam mão do acabamento mais detalhado. Podemos ver isso através dos bancos, mais confortáveis, e do estofamento e painel na cor marrom.
LEIA MAIS: Monza SL/E traz rara combinação carburada e monocromática
Do lado de fora mais discrição. Essa versão traz as rodas de 13 polegadas. Além disso vale reparar na tonalidade da carroceria, muito elegante, com destaque para os para-choques na cor marrom, algo bastante singular e que chama a atenção.
LEIA MAIS: Chevrolet Caravan Diplomata foi símbolo de requinte dos anos 90
Rodando ambos têm comportamentos distintos, apesar de serem equipados com o mesmo motor de 1,8 litro. O Ford é mais voltado para o conforto, enquanto o Volkswagen traz câmbio com relações mais curtas e um desempenho mais esportivo. Nos vemos na próxima semana em mais um comparativo de época. Até mais!