Já falei de Opala algumas vezes aqui na coluna. Lançado em 1968 sem dúvida nenhuma ele se tornou um dos maiores sucessos da Chevrolet no Brasil. Além disso, é presença obrigatória em eventos de carros clássicos e tema garantido em qualquer conversa sobre grandes carros nacionais.
LEIA MAIS: Chevrolet Bonanza: SUV raiz teve menos de 4 mil unidades produzidas. Veja vídeo
O êxito comercial do carro deu origem à perua. Dessa forma, em 1975, a Chevrolet Caravan chegava ao mercado, trazendo o mesmo estilo bem-sucedido do irmão, com espaço de sobra para toda a família. Um de seus destaques era o porta-malas de grande capacidade.
E para as famílias que buscavam um pouco mais de esportividade, a marca lançou também a versão SS. Vale salientar que a produção dos esportivos com o famoso motor 250-S foi pequena. Porém a versão equipada com o 151-S fez muito sucesso e atendia bem à demanda com o slogan “leve tudo na esportiva”.
Chevrolet Caravan em ação
O início da década de 90 marcava o início do fim. Na verdade, a Chevrolet já pensava em algo moderno há algum tempo e isso era extremamente necessário frente à reabertura das importações. O veterano daria lugar ao Omega em uma escolha bem feita da marca.
Você viu?
LEIA MAIS: Entusiastas comemoram os 50 anos do Chevrolet Opala
Nesse sentido o ano de 1992 marca a despedida do modelo de forma triunfal. Os exemplares traziam freios a disco nas quatro rodas, o câmbio manual (quando escolhido) de cinco marchas e também uma barra estabilizadora traseira.
O exemplar da matéria, como dito no início, é um daqueles carros que dá gosto comprar. Ele traz uma combinação difícil de ser encontrada na época: estofamento de tecido e câmbio manual de cinco marchas, além da bela tonalidade azul.
LEIA MAIS: Opala e Caravan SS: uma história de paixão. Assista ao vídeo
Um de seus pontos fortes, sem dúvida, é a dirigibilidade. O motor de 4,1 litros da Chevrolet Caravan entregava nessa época apenas 121 cv mas com torque razoável. E somado a isso a transmissão manual deixa o carro bem esperto nas acelerações e retomadas. Um passeio recheado de nostalgia ao som o escapamento 6x2. Até a semana que vem!