VW Saveiro GT: andamos na versão que a fabricante nunca produziu

Com uma série de itens exclusivos que lembram a versão esportiva do hatch compacto Gol, picape chama atenção e mostra bom desempenho

Foto: Renato Bellote/iG
VW Saveiro GT: rodas de aro 16 que lembram as do Gol esportivo dos anos 80, entre outros detalhes

Já falei aqui na coluna algumas vezes sobre os esportivos nacionais da década de 80. Particularmente estão entre os meus preferidos. Mesmo porque, como criança na época, tive a oportunidade de andar em vários deles em seus anos de glória, o que é sempre algo marcante para todo apaixonado por carros.

LEIA MAIS: VW Gol GT é o símbolo de uma década. Veja vídeo

Os modelos da Volkswagen, em especial, se destacavam pelo comportamento mais agressivo. O conjunto visual dos “alemães” também chamava a atenção. Acessórios como bancos da Recaro, rodas Snowflakes com o desenho clássico e o escapamento Kadron, cereja no bolo que dava o toque especial que também foi incluído na VW Saveiro GT

A linha de esportivos trazia opções para todos os gostos. O Gol GT entregava agressividade e um pacote mais espartano, sem muito requinte. Já o Passat GTS Pointer, meu preferido, mesclava bom acabamento com desempenho superior, aliás, até ao irmão compacto. E havia opção também da Parati GLS, com a mesma mecânica apimentada.

LEIA MAIS: Voyage Plus mantém aparência original, mas com motor de 300 cv

VW Saveiro GT, Sunset e Summer

Mas a Saveiro ficou de fora nessa primeira fase. Mais tarde tivemos as versões inesquecíveis da picape, como a Sunset e a Summer. Mas na década de 80 ela era vista apenas como um utilitário sem pretensões mais arrojadas por parte da marca.

Porém essa história mudou graça a um admirador. Ele adquiriu uma Saveiro S e resolveu colocar sua ideia em prática. Basicamente transformá-la em uma versão GT. O carro foi montado há alguns anos e chama a atenção.

Internamente painel com fundo vermelho, bancos Recaro, que vieram de um Pointer GTI, e aquela clássica faixa vermelha do GT em destaque. Por ali também vale destacar, na parte de baixo, o relógio digital que confere um charme especial no acabamento.

LEIA MAIS: Testamos uma Volkswagen Parati LS que está há 30 anos na mesma família

Externamente grade na cor da VW Saveiro GT , faróis auxiliares, faixas laterais e as rodas, alargadas para 16 polegadas ao invés das 14. O detalhe fica para o adesivo GT 1.6, já que ela não mudou a cilindrada. Um detalhe que não tira o brilho desse projeto.