Envemo Super 90 é a réplica automotiva do Porsche 356 original. E há os que dizem que o nacional é mais gostoso de dirigir
Renato Bellote/iG
Envemo Super 90 é a réplica automotiva do Porsche 356 original. E há os que dizem que o nacional é mais gostoso de dirigir

A história dos automóveis é algo fascinante. Ao longo dos últimos 60 anos, em especial, tivemos modelos e versões cheios de personalidade e com trajetórias que marcaram períodos distintos. Alguns por serem extremamente caros e outros ainda por serem opções populares. A ideia das réplicas automotivas, ou recriações, como são chamadas as mais perfeitas e exclusivas, tem uma história de pouco mais de 40 anos no Brasil. Na década de 80 com as importações fechadas tínhamos modelos fora-de-série e carros especiais baseados nos modelos de linha. 

LEIA MAIS: Fiat Dardo: Fora-de série nacional com estilo puramente italiano

Nesse contexto bastante peculiar surgiram as réplicas automotivas de carros conceituados, como os Porsche 356 Super 90 e 550 Spyder. Além disso a Glaspac, uma das pioneiras, lançou sua versão do Cobra utilizando os V8 da Ford, na época obtidos com grande facilidade no mercado.

Um dos mais bem-sucedidos foi o MP Lafer , que utilizava motor boxer e, apesar de não ser uma recriação fiel do MG, conseguiu conquistar uma legião de fãs. Nesse sentido o modelo feito pela Avallone utilizando o motor do Chevette se encaixava perfeitamente com a proposta.

Você viu?

LEIA MAIS: Ford Maverick GT, Chevrolet Opala SS e Dodge Charger R/T se encontram

Tínhamos também outros modelos diferentes da configuração tradicional do motor boxer refrigerado a ar. A Phoenix fez sua réplica do Mercedes-Benz 280 SL Pagoda utilizando toda a mecânica Chevrolet de seis cilindros. Já a Ferrari Dimo utilizava o motor AP.

Uma mão lava a outra

MP Lafer é outra réplica, com motor e chassi de Fusca, ao invés da mecânica da inglesa MG
Renato Bellote/iG
MP Lafer é outra réplica, com motor e chassi de Fusca, ao invés da mecânica da inglesa MG

Com o passar do tempo os modelos originais que serviram de inspiração se tornaram mais raros e mais caros no mercado. Com isso as réplicas também passaram por uma grande valorização e hoje em dia são objetos de desejo dos colecionadores.

LEIA MAIS: VW Gol Copa 1982: versão especial e limitada a 3 mil unidades

E voltamos à questão inicial do vídeo. Exclusividade, estilo e maior facilidade de manutenção são alguns dos trunfos das réplicas automotivas , especialmente quando falamos de modelos originais extremamente raros com o Porsche 550 Spyder. E aí, para você vale a pena ter uma delas na garagem?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!