VW Saveiro com motor boxer, refrigerado a ar, recebeu vários componentes importados e preparação caprichada
Renato Bellote/iG
VW Saveiro com motor boxer, refrigerado a ar, recebeu vários componentes importados e preparação caprichada

A chegada da família Gol revolucionou o mercado nacional. O modelo icônico da Volkswagen está completando 40 anos de história e deu origem a uma série de variações que se mostraram bem acertadas para o mercado. Voyage, Parati e Saveiro caíram no gosto do público e da crítica.

LEIA MAIS: VW Saveiro GT: andamos na versão que a fabricante nunca produziu

Dessas variações apenas a VW Saveiro recebeu o motor boxer que foi usado inicialmente no Gol. O propulsor refrigerado a ar se mostrou bem acertado também para o utilitário, com um torque razoável e a já conhecida confiabilidade mecânica.

O exemplar da matéria traz uma surpresa quando abrimos o capô. A preparação dos motores boxer é comum no Fusca mas no Gol e Saveiro é muito mais rara. E o capricho no cofre também impressiona, com destaque para a pintura preta e visual limpo, sem fios, uma técnica que está na moda nos últimos anos.

O conjunto mecânico da picape vem com 1.600 centímetros cúbicos de cilindrada recebeu uma injeção eletrônica para monitor toda a usina de força. Além disso a turbina KKK sopra força extra nova para os cilindros alcançando 210 cv, cavalaria aferida em dinamômetro.

Algo que também chama a atenção é o sistema de escape. Inicialmente foi adotado um conjunto dimensionado com saída na traseira. Porém como a ideia era fazer mais estardalhaço o proprietário resolveu colocar uma saída direta saindo do coletor, algo realmente estrondoso.

LEIA MAIS: Voyage Plus mantém aparência original, mas com motor de 300 cv

VW Saveiro
Renato Bellote/iG

Motor 1.6 boxer preparado ficou com mais de 200 cavalos com turbina KKK alemã

Visualmente falando o estilo mais limpo, parecido com o original, se destaca. A contrário de alguns projetos que mostramos no canal esse traz uma aparência que engana muita gente pela rua, exceto pelo ronco, que esconde seu “poder de fogo”.

Guiar a VW Saveiro é uma experiência interessante. O som do motor boxer encorpado é instigante e a potência de 210 cv casa bem com a estrutura do carro. Na próxima semana falarei de um outro projeto, porém com motor V8 , que roda aos finais de semana. Até lá!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!