Já falei aqui na coluna algumas vezes sobre os esportivos nacionais da década de 80. Particularmente estão entre os meus preferidos. Mesmo porque, como criança na época, tive a oportunidade de andar em vários deles em seus anos de glória, o que é sempre algo marcante para todo apaixonado por carros.
LEIA MAIS: VW Gol GT é o símbolo de uma década. Veja vídeo
Os modelos da Volkswagen, em especial, se destacavam pelo comportamento mais agressivo. O conjunto visual dos “alemães” também chamava a atenção. Acessórios como bancos da Recaro, rodas Snowflakes com o desenho clássico e o escapamento Kadron, cereja no bolo que dava o toque especial que também foi incluído na VW Saveiro GT .
A linha de esportivos trazia opções para todos os gostos. O Gol GT entregava agressividade e um pacote mais espartano, sem muito requinte. Já o Passat GTS Pointer, meu preferido, mesclava bom acabamento com desempenho superior, aliás, até ao irmão compacto. E havia opção também da Parati GLS, com a mesma mecânica apimentada.
LEIA MAIS: Voyage Plus mantém aparência original, mas com motor de 300 cv
VW Saveiro GT, Sunset e Summer
Você viu?
Mas a Saveiro ficou de fora nessa primeira fase. Mais tarde tivemos as versões inesquecíveis da picape, como a Sunset e a Summer. Mas na década de 80 ela era vista apenas como um utilitário sem pretensões mais arrojadas por parte da marca.
Porém essa história mudou graça a um admirador. Ele adquiriu uma Saveiro S e resolveu colocar sua ideia em prática. Basicamente transformá-la em uma versão GT. O carro foi montado há alguns anos e chama a atenção.
Internamente painel com fundo vermelho, bancos Recaro, que vieram de um Pointer GTI, e aquela clássica faixa vermelha do GT em destaque. Por ali também vale destacar, na parte de baixo, o relógio digital que confere um charme especial no acabamento.
LEIA MAIS: Testamos uma Volkswagen Parati LS que está há 30 anos na mesma família
Externamente grade na cor da VW Saveiro GT , faróis auxiliares, faixas laterais e as rodas, alargadas para 16 polegadas ao invés das 14. O detalhe fica para o adesivo GT 1.6, já que ela não mudou a cilindrada. Um detalhe que não tira o brilho desse projeto.