O Passat fez história no Brasil. O modelo médio da Volkswagen foi lançado por aqui em 1974. Vale lembra que naquela época a marca enaltecia os feitos e qualidades do motor boxer refrigerado a ar em detrimento da concorrência e seus propulsores que sempre aqueciam na subida da serra.
Mas a história mudaria com a chegada do VW Passat . Como típico modelo alemão trazia um visual limpo, austero e com personalidade. No início a empresa sofreu para emplacar a novidade, justamente por causa da política de marketing e dos consumidores típicos já acostumados com outro padrão.
Porém o público passou a conhecer o carro e logo suas qualidades técnicas se
sobressaíram. O ano de 1976 marcou a chegada da versão TS
, esportivo de verdade, que trazia faixas nas laterais, carburação dupla e um espírito que conquistou os jovens que podiam pagar caro pela novidade.
Nessa semana a Volkswagen anunciou que não pretende mais vender o modelo no mercado nacional. Para todos os admiradores, como eu, é uma notícia triste. Afinal, o carro tem uma história rica e com vários momentos marcantes. Nessa despedida trouxe um projeto especial.
Este é um TS de 1976, o primeiro ano da versão esportiva, como dito há pouco. Eles são bastante raros. E está na mesma garagem há 13 anos. Recentemente o dono resolveu botar em prática um projeto para envenenar o clássico.
Ele recebeu um motor AP com cilindrada aumentada para 1,9 litro. Além disso, uma turbina, intercooler, bombas extras de gasolina e um escape dimensionado. Com tudo isso a potência chegou aos 380 cv no motor e aproximadamente 320 cv nas rodas.
Como o turbo é grande a força vem a partir dos 3 mil giros. E o clássico VW Passat TS acelera forte e pede cautela para não riscar o asfalto. O conforto é garantido pelos bancos Recaro do GTS Pointer e as peças forjadas do motor garante a durabilidade do conjunto. Dessa forma fica nossa homenagem a esse grande modelo da Volkswagen. Adeus!