A década de 80 foi uma época singular. Alguns dos melhores filmes foram produzidos. Séries de TV como Magnum PI, Super Máquina e Esquadrão Classe A enchiam nossas tardes com muitas aventuras e enredos realmente interessantes, que prendiam o telespectador de maneira incrível.

LEIA MAIS: Ford Pampa: picape que deixou saudades no Brasil

No Brasil o período marca também a volta da democracia com o movimento das Diretas Já e a redemocratização após 19 anos de regime militar. Mas é no aspecto automotivo que ele foi um dos mais marcantes de nossa história, afinal tínhamos verdadeiros esportivos nas ruas.

Já falei aqui na coluna sobe o Passat TS . Ele é um dos carros que mais gosto. E isso tem uma razão afetiva que começou na infância. Cresci andando a bordo de exemplares diferentes durante alguns anos e isso foi bastante positivo para a formação da minha personalidade automotiva.

LEIA MAIS: Monza SL/E traz rara combinação monocromática e carburada

Em meados dos anos 70 o TS elevou o patamar dos esportivos nacionais. O projeto alemão trazia confiabilidade mecânica e desempenho excepcional para os padrões da época. Além disso o estilo com faixas pretas fazia muita gente torcer o pescoço nas ruas.

VW Passat GTS Pointer arrow-options
Renato Bellote/iG
VW Passat GTS Pointer esbanjava visual arrojado, tornando-se objeto de desejo da classe média alta

O seu sucessor chegou ao mercado em 1984. O GTS Pointer trazia uma herança esportiva e o espírito jovem, porém equipado incialmente com o mesmo motor de 1,6 litro não empolgou a princípio.

A questão foi resolvida no ano seguinte com a adoção do motor AP-800 que deu novo fôlego à versão. Mais do que isso o modelo recebia um novo layout, que rejuvenesceu seu estilo e, definitivamente, entrou na lista de desejos do brasileiro. Dirigibilidade excepcional desempenho superior ao do próprio irmão de linha, o Gol GT .

LEIA MAIS: Caravan Diplomata foi símbolo de requinte e status nos anos 90

O exemplar da matéria é de 1988, um dos últimos saídos da linha de montagem. Além do aspecto extremamente conservado traz um opcional raro: o ar-condicionado. E faz jus a tudo que escrevi nos parágrafos anteriores, ou seja, é diversão garantida ao volante. Nos vemos na semana que vem!

    Veja Também

      Mostrar mais