A Fórmula 1 é a categoria máxima do automobilismo. Criada em 1950 sempre reuniu os melhores pilotos e fabricantes de carros, que disputavam entre si a supremacia em circuitos desafiadores. Essa história começou com alguns pioneiros que, além da iniciativa, também tinham coragem de sobra.
A primeira grande vencedora da categoria foi a Alfa Romeo. Naquela época os bólidos eram tremendamente rápidos, como são hoje, porém extremamente perigosos. Em um campeonato era comum ocorrerem grandes acidentes e tragédias que atingiam não só pilotos como também muitos espectadores.
A equipe Alfa Romeo tinha como destaque o modelo 159 , também conhecido como Alfetta. O conjunto trazia um imenso motor com oito cilindros em linha e um supercharger para entregar 420 cv de força com um toque igualmente monstruoso. Uma verdadeira obra-prima da engenharia mecânica.
Algo que deve ser salientado sobre esses pioneiros da categoria é que eram extremamente leves. Olhando imagens eles parecem potentes mas pesados. Ledo engano. O 159 , por exemplo, pesava pouco mais de 700 quilos. Dessa forma dá pra imaginar que a relação peso e potência era muito boa.
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Nesse ponto chegamos ao carro da matéria. É uma recriação com chassi tubular do clássico das pistas tendo a carroceria em fibra de vidro. O modelo foi idealizado por Paulo "Loco" Figueiredo, conhecido no automobilismo brasileiro e um grande entusiasta de tudo que se move sobre quatro rodas.
A escolha mecânica teve algo bem criativo. Ele juntou dois motores Alfa Romeo de quatro cilindros formando a mesma configuração do original. Os propulsores foram ligados entregando aproximadamente 300 cv, o suficiente para alguns passeios aos finais semana.
A parte de freios foi modernizada, já que o original utilizava o conjunto com tambores. São quatro discos que funcionam com precisão. O restante, assim como o ronco fantástico dessa máquina, você confere na matéria em vídeo. Até a próxima semana!