Onze milímetros. Ou 1,1 centímetro. Essa é a diferença entre o Ford Ka e o Chevrolet Onix. Isso poderia ser suficiente para colocá-los em categorias diferentes? Talvez. Mas jamais da forma como está colocado na Fenabrave. Segundo o ranking de vendas que representa os distribuidores de veículos, o Ka é concorrente direto de carros como o VW Gol e Up, Renault Kwid, Fiat Mobi, Toyota Etios e até o Chery QQ. Porém, o Ka é MAIOR que o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, que estão colocados numa categoria superior. Talvez seja herança de um tempo em que o Ka era um subcompacto de duas portas que não vendia nada. Mas o Ka mudou, cresceu, virou outro carro e ganhou mercado. Por apenas 2.221 unidades, não se tornou o segundo carro mais vendido do ano passado. Ficou em terceiro, atrás do HB20 (vice) e do Onix (tetracampeão).
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Por causa disso, vou esquecer o ranking de vendas da Fenabrave no balanço de carros campeões que sempre faço aqui na coluna. Ele está desatualizado e tem pouca serventia quando se trata da divisão dos carros por categorias. Para se ter uma ideia, existem duas categorias de peruas que somam apenas cinco carros (!) e vendem pouco mais de 9 mil unidades/ano. Mas só existe uma categoria de SUV, que reúne mais de 40 modelos e com vendas acima de 512 mil unidades/ano. Por isso, a coluna República do Automóvel passa a considerar somente o ranking geral da Fenabrave e faz o seu próprio ranking de campeões. As categorias foram montadas de forma mais coerente com o atual momento do mercado.
Para agrupar todos os tipos de carro e refletir a realidade do mercado, tomamos o ranking da Fenabrave como base, mas fizemos fusões em alguns casos e desmembramentos em outros. As 12 categorias propostas pela República do Automóvel são: Subcompacto, Hatch Compacto, Sedã Compacto, Carro Médio, Sedã Premium, Carro Familiar, Carro Esportivo, SUV Compacto, SUV Médio, SUV Grande, Picape Monobloco e Picape com Chassi. Vamos aos campeões e às justificativas.
Subcompacto
Campeão: VW Gol (77.612 vendas). Vice: Renault Kwid (67.320). Terceiro: Fiat Mobi (49.491). Justificativa: o nome “Veículos de Entrada” não tem o menor sentido quando o carro que seria o campeão dessa categoria ( Ford Ka ) parte de um valor mais alto do que o carro campeão na categoria superior (Chevrolet Onix). Além disso, o Up não é o carro de entrada da Volkswagen, e sim o Gol, que tem menos de 3,90 metros e, portanto, está mais próximo dos demais carros da categoria do que o Ka (3,94 metros).
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Hatch Compacto
Campeão: Chevrolet Onix (210.458 vendas). Vice: Hyundai HB20 (105.506). Terceiro: Ford Ka (103.285 vendas). Justificativa: o que a Fenabrave chama de “Hatch Pequenos” (assim mesmo, com erro de português) deveria chamar de Hatch Compacto. Para a Fenabrave, não existem “hatches compactos” no Brasil. Dos pequenos já se pula para os médios. Faria sentido se a palavra “compacto” não fosse usada nos sedãs, mas é.
Sedã Compacto
Campeão: Chevrolet Prisma (71.735 vendas). Vice: VW Virtus (41.634). Terceiro: Ford Ka Sedan (39.027). Justificativa: se o Onix, o Polo e o Yaris estão na mesma categoria de hatches, por que suas variações de três volumes (Prisma, Virtus e Yaris Sedã) têm que aparecer em categorias diferentes? Além disso, apesar da diferença de tamanho, não justifica ter uma categoria para apenas quatro carros (Virtus, Chevrolet Cobalt, Honda City e Yaris Sedã). Carros como VW Voyage, Hyundai HB20S, Fiat Cronos e Toyota Yaris também concorrem nesse mercado. No total, essa super-categoria movimenta mais de 387 mil carros.
Carro Médio
Campeão: Toyota Corolla (59.062 vendas). Vice: Honda Civic (25.942). Terceiro: Chevrolet Cruze (25.363). Justificativa: somamos as vendas dos hatches e sedãs médios e juntamos numa única categoria. Assim, por muito pouco o Cruze não roubou o vice-campeonato do Civic. Separá-los por que se essa categoria está indo à míngua? A única diferença entre esses carros é que o sedã oferece um porta-malas maior. Além disso, separadamente, os hatches médios venderam pouco mais de 13 mil unidades. O terceiro colocado (Ford Focus) sairá do mercado este ano. Juntos, VW Golf/Jetta somaram 7.473 vendas, o que os colocaram em quarto lugar, à frente do Ford Focus (7.189, somando hatch e sedã).
Sedã Premium
Campeão: Mercedes Classe C (6.250 vendas). Vice: BMW Série 3 (3.321). Terceiro: VW Passat (1.474). Justificativa: Outro descuido da Fenabrave é separar o Mercedes Classe C em categorias diferentes, além de desmembrar o carro por motorização. O mesmo é feito com o BMW Série 3. Portanto, ao contrário do que informa o ranking dos distribuidores, o sedã premium mais vendido não é o BMW 320 e sim o Mercedes Classe C, juntando todas as vendas.
Carro Familiar
Campeão: Honda Fit (27.359 vendas). Vice: Chevrolet Spin (25.192). Terceiro: VW Space Fox (5.573). Justificativa: como dissemos acima, não faz o menor sentido ter duas categorias para peruas e duas para monovolumes no mercado atual, pela falta de competição, devido aos poucos modelos, e pelas vendas ínfimas. Juntando tudo numa categoria Familiar, o nome mais adequado que nos ocorreu, o Spin deve se conformar em ser o vice do Fit.
Carro Esportivo
Campeão: Ford Mustang (988 vendas). Vice: Porsche 718 (265). Terceiro: Porsche 911 (192). Justificativa: se o Chevrolet Camaro, outrora imbatível nessa categoria, contabiliza as vendas das versões cupê e cabriolet, por que separar as vendas do Porsche 718 em Boxster (conversível) e Cayman (cupê). Para ter coerência, juntamos e assim o 718 tirou o vice-campeonato de seu famosíssimo irão 911 Carrera. As vendas dessa categoria são pequenas, mas os carros esportivos continuam tendo enorme importância para os fabricantes.
SUV Compacto
Campeão: Hyundai Creta (48.976 vendas). Vice: Honda HR-V (47.959), Terceiro: Jeep Renegade (46.344). Justificativa: por ser a categoria que mais cresce e por dominar comercializar mais de meio milhão de carros/ano (24,4% do mercado), os SUVs já merecem ser desmembrados. Além disso, na esteira do Tiggo 2, logo vão estrear outros SUVs ainda menores no mercado, como o VW T-Cross. Inicialmente, podem ser agrupados como SUVs compactos. Digno de nota foi o desempenho do Creta, que só perdeu para o Jeep Compass no geral. E o Renegade terminou o ano atrás do HR-V, que foi o SUV mais desejado do país por uns três anos.
SUV Médio
Campeão: Jeep Compass (60.284 vendas). Vice: Hyundai ix35 (8.525). Terceiro: VW Tiguan (5.771). Justificativa: a impressionante diferença entre o Compass e o segundo colocado (quase 43 mil carros) mostra como as marcas dormiram de touca nesse segmento. A FCA foi mais esperta e colhe os louros do sucesso do Compass. Para se ter uma ideia, o vice-campeão é o ix35, um carro de geração anterior, pois o novo Tucson é a sua geração atual.
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SUV Grande
Campeão: Toyota SW4 (13.481 vendas). Vice: Chevrolet Trailblazer (3.853). Terceiro: Land Rover Discovery (3.788). Justificativa: separando os SUVs, temos clara visão da dificuldade que os importadores tiveram com o programa Inovar-Auto. Assim, dois “dinossauros” do segmento, o SW4 e o Trailblazer, ambos com a ultrapassada fórmula da carroceria sobre chassi para os utilitários esportivos, conseguiram dominar o nicho. O Discovery é o primeiro carro moderno a aparecer no ranking.
Picape Monobloco
Campeã: Fiat Strada (67.182 vendas). Vice: Fiat Toro (58.477). Terceiro: VW Saveiro (45.877). Justificativa: enquanto não houver modelos que justifiquem uma categoria própria, a Fiat Toro e a Renault Oroch devem ficar junto com as picapes pequenas. Na Fenabrave, elas são consideradas “grandes” e estão junto com as médias de carroceria sobre chassi. É mais coerente deixar a Toro e a Oroch junto com as picapinhas derivadas, pois também são derivadas (do Renegade e do Duster, respectivamente). A Fiat dominou fazendo barba e cabelo. E a Strada manteve o trono.
Picape com Chassi
Campeã: Toyota Hilux (39.278 vendas). Chevrolet S10 (31.761). Terceira: Ford Ranger (20.552). Justificativa: elas são chamadas de “grandes” na Fenabrave, mas na verdade são médias. Grandes são a Ford F-150 ou 250 e a RAM 1500 ou 2500 (única à venda no Brasil). Portanto, é mais claro chamá-las de picapes com chassi, pois ainda usam a mesma fórmula construtiva dos caminhões. Nesse quesito, a Toyota Hilux foi a campeã no ranking de vendas , superando sua eterna rival S10, da Chevrolet.