O ranking da Fenabrave é útil, mas polêmico. Nem todos concordam com a classificação dos carros ditada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Pela Fenabrave, o mercado brasileiro de automóveis de passeio divide-se em 12 categorias. Cada montadora, entretanto, tem seu próprio ranking, de acordo com seus posicionamentos. São vários os exemplos que podemos dar do ranking de vendas Fenabrave que causa sua discordância no mercado. As incoerências são gritantes, a começar por Onix e Ka.
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Mas antes de falar do Onix e Ka , vamos aos fatos. Por que existe somente uma categoria de SUVs, agrupando todos os modelos de todos os tamanhos do ranking de vendas numa categoria que representa 24,2% do mercado? Por outro lado, de que servem duas categorias de “station wagon”? Ora, uma delas tem 0,44% das vendas e a outra comporta ridículos 0,04%. Da mesma forma, qual a razão de existirem duas categorias de monovolumes? Os carros “gran cab” respondem por 1,18% das vendas e os “monocab” representam 1,58%. Somadas, essas quatro categorias reúnem apenas 14 carros que estão efetivamente no mercado.
É compreensível que as montadoras queiram fazer o máximo de divisões possível. Porém, nesse caso, faltariam os conversíveis, os cupês, as picapes grandes (na Fenabrave, as médias são chamadas de grandes e uma RAM 2500, por exemplo, está na mesma lista de uma Fiat Toro). Quando vamos para os hatches e sedãs, temos oito categorias, sendo quatro para cada tipo de carroceria. Novamente, há incoerências, pois os hatches pequenos são classificados como veículos de entrada. E no caso dos três volumes, temos sedãs pequenos e sedãs compactos. Assim, o Ford Ka é “veículo de entrada”, mas o Ka Sedan é “sedã pequeno”. Já o VW Polo é “hatch pequeno”, mas seu similar VW Virtus é “sedã compacto”. Por ter entre-eixos alongado, até faz sentido, mas é confuso.
Compactos e médios
Para facilitar a compreensão do ranking de carros brasileiros, juntei os veículos de entrada, os hatch pequenos e os sedãs pequenos num único ranking, que vou chamar de carros compactos. Fiz a mesma coisa com os hatch médios, os sedãs médios e as station wagon médias, chamando-os de carros médios. Dessa forma, a lista dos mais vendidos ficaria assim.
MODELO VENDAS TIPO
1º CHEVROLET ONIX 190.816 Hatch
2º HYUNDAI HB20 96.511 Hatch
3º FORD KA 94.751 Entrada
4º VW GOL 70.340 Entrada
5º CHEVROLET PRISMA 64.993 Sedã
6º VW POLO 63.556 Hatch
7º RENAULT KWID 59.670 Entrada
8º FIAT ARGO 58.977 Hatch
9º RENAULT SANDERO 48.956 Hatch
10º FIAT MOBI 46.159 Entrada
11º VW VIRTUS 37.394 Sedã
12º VW FOX 35.743 Hatch
13º FORD KA SEDAN 35.467 Sedã
14º VW VOYAGE 30.006 Sedã
15º HYUNDAI HB20S 29.438 Sedã
Analisado dessa forma, o segmento de carros compactos é disparado o que mais vende no Brasil atualmente. Ele responde por 60,22% das vendas. E na lista dos cinco mais vendidos temos quatro hatches, sendo dois “de entrada”, e um sedã. Mas é muito comum consumidores ficarem em dúvida entre um Chevrolet Onix e um Ford Ka. Nessa supercategoria, o Onix é campeão disparado. Só existe disputa o Hyundai HB20 e o Ford, pela vice-liderança. O Chevrolet Prisma, que nada mais é do que a versão em três volumes do Onix, aparece em quinto lugar.
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Vejamos agora o caso dos médios. Juntos esses carros formam uma supercategoria que representa 7,89% do mercado. E é coerente deixar hatches, sedãs e peruas agrupadas quando se quer fazer uma análise geral por tamanho de carro. O ranking ficou assim:
MODELO VENDAS TIPO
1º TOYOTA COROLLA 53.880 Sedã
2º HONDA CIVIC 23.968 Sedã
3º CHEVROLET CRUZE SEDAN 18.132 Sedã
4º VW SPACE FOX 5.249 Station Wagon
5º CHEVROLET CRUZE HB 5.057 Hatch
6º FORD FUSION 4.189 Sedã
7º NISSAN SENTRA 4.087 Sedã
8º FORD FOCUS SEDAN 4.065 Sedã
9º VW JETTA 3.999 Sedã
10º MERCEDES CLASSE C 3.689 Sedã
11º CITROËN C4 LOUNGE 3.124 Sedã
12º FIAT WEEKEND 3.103 Station Wagon
13º FORD FOCUS 2.812 Hatch
14º VW GOLF 2.689 Hatch
15º TOYOTA PRIUS 2.307 Sedã
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Aqui temos uma situação curiosa: o quarto carro mais vendido é uma perua – justamente um tipo de carroceria quase em extinção no Brasil. Mas isso porque o ranking de vendas da Fenabrave coloca esses carros como “médios”. Na verdade, o VW SpaceFox e o Fiat Weekend, que aparece em 12º, deveria estar no ranking dos compactos. Assim, mesmo tentando dar uma lógica ao ranking da Fenabrave — algo muito difícil quando se lembra do Onix e Ka —, ele ainda é confuso. Vale citar que o Cruze Hachback ocupa o quinto lugar, enquanto o Cruze Sedã está em terceiro. Se as vendas do Cruze fossem somadas (o que é normal em outros países), o carro da Chevrolet chegaria aos 23.189 emplacamentos, reduzindo sua diferença para o segundo colocado (Honda Civic) para apenas 779 carros.