Não é só no Brasil que o Toyota Corolla vende muito mais do que o Honda Civic, seu arquirrival. No ranking mundial de vendas por modelo, o Corolla fechou a temporada 2018 com uma diferença de 358.276 carros. Não é pouco. Isso equivale a todas as vendas globais do BMW Série 3 em um ano. O carro alemão está em 39º lugar no ranking. Os números foram divulgados pela consultoria Focus2Move.
LEIA MAIS: Ka Sedan, Kicks, Compass e Strada foram os veteranos que mais brilharam em 2018
O resultado amplamente favorável do Toyota Corolla foi uma surpresa – não pela colocação, mas pela diferença. Afinal, o Honda Civic estreou uma nova geração (a 10ª) em 2016, enquanto a nova do Corolla (a 12ª) ainda não foi inteiramente revelada. Em 2018, o novo Corolla só foi vendido na versão hatchback no Japão (a partir de junho), nos EUA (julho) e na Austrália (agosto). A versão sedã do novo Corolla só estreará em 2019. De qualquer forma, o Corolla Hatch fez um bom papel, pois impediu que as vendas do Toyota caíssem além do patamar de 1,7%. Uma queda maior poderia ter custado o título do ano para a picape Ford F-Series (100 mil vendas a menos). O Civic subiu apenas 0,7%.
Com mais de 1,181 milhão de carros vendidos, o Toyota Corolla não apenas manteve o título de carro mais vendido do mundo, como também viu o terceiro lugar ser ocupado pelo “irmão” RAV4, o SUV com o qual compartilha a plataforma TNGA (Toyota New Global Architeture). Embora seja praticamente ignorado no Brasil, o RAV4 é o SUV mais vendido do mundo, com 837,6 mil emplacamentos, e o segundo colocado no ranking dos carros de passeio. Logo em seguida aparece o Honda Civic, com 823,2 mil vendas.
LEIA MAIS: Ranking da Fenabrave prejudica o Ford Ka ao rebaixá-lo ao nível de Mobi e Kwid
Toyota Corolla puxa a fila dos carros japoneses
Além dos três lugares de honra do pódio de carros de passeio, ocupados por Corolla, RAV4 e Civic, os carros japoneses ainda colocaram mais dois no ranking top 10 do ano passado: Honda CR-V (747,6 mil) e Toyota Camry (661,4 mil). Entre eles se colocaram os três únicos modelos alemães entre desse seleto clube, todos da Volkswagen: o novo Tiguan e a dupla Golf/Polo. Mas o Golf andou tropeçando, registrou a maior queda entre os top 10 e caiu do terceiro para o sexto lugar. Em parte por culpa de seu renovado “irmão” Polo, o que mais subiu, passando de décimo para oitavo colocado. E também porque os hatches médios estão em decadência. No Brasil, eles já viraram carros de nicho, com valores altíssimos desde a versão de entrada.
O Tiguan fez uma belíssima temporada devido ao lançamento de sua segunda geração. O carro ficou muito mais confortável e se tornou um rival mais forte tanto para o Honda CR-V (que já ultrapassou) quanto para o Toyota RAV4. No momento, a diferença entre o Tiguan e o RAV4 é de apenas 46.349 carros. Para sorte dos fãs do RAV4, o SUV japonês também ganhou uma nova geração e manteve o Tiguan sob controle. Parece bobagem, mas muitos consumidores gostam de possuir o modelo mais vendido do mundo em sua categoria. E isso acaba influenciando as vendas, o valor de revenda etc., formando o chamado “círculo virtuoso”.
LEIA MAIS: Chevrolet Onix é tetracampeão e fatura mais de R$ 10 bilhões para a GM
Apesar do domínio dos carros japoneses, o primeiro modelo fora da dupla Toyota-Honda vem apenas em 17º lugar. Trata-se do Nissan Qashqai, um SUV do porte do nosso Kicks, que fechou a temporada com 513,2 mil carros vendidos (alta de 2,4%). Fora dos top 10 mundial, a primeira marca asiática que brilhou foi a Hyundai. Seus dois modelos mais vendidos (Elantra e Tucson) ficaram em 11º e 13º lugares, respectivamente, com 650,8 mil e 574 mil emplacamentos. Entre eles, a terceira picape mais vendida do mundo: a RAM 1500/2500, da FCA, que emplacou 624,8 mil unidades. A segunda picape mais vendida (e última figurante do top 10) é a Chevrolet Silverado, com 651 mil emplacamentos.
Os melhores num mercado gigante
Na soma total, 2018 foi uma boa temporada para a indústria automobilística mundial. O crescimento dos chamados veículos leves (automóveis de passeio e comerciais) foi de apenas 0,2%, mas com um volume gigantesco de 95,6 milhões de carros, com o Toyota Corolla na liderança. Confira na tabela abaixo a posição e as vendas exatas dos top 10 globais na última temporada.
POS. MODELO VENDAS VARIAÇÃO SEGMENTO
1 TOYOTA COROLLA 1.181.445 -1,7% passeio
2 FORD F-SERIES 1.080.757 0,4% comercial
3 TOYOTA RAV4 837.624 3,6% passeio
4 HONDA CIVIC 823.169 0,7% passeio
5 VOLKSWAGEN TIGUAN 791.275 8,6% passeio
6 VOLKSWAGEN GOLF 789.519 -10,3% passeio
7 HONDA CR-V 747.646 -1,5% passeio
8 VOLKSWAGEN POLO 725.463 11,3% passeio
9 TOYOTA CAMRY 661.383 3,8% passeio
10 CHEVROLET SILVERADO 651.090 -1,4% comercial