Tamanho do texto

Apenas nove modelos concentram 70,6% das vendas de SUVs no Brasil, que tem o Jeep Renegade como líder

VW T-Cross: o novo SUV compacto vem aí e seu preço será determinante para o futuro do segmento
Divulgação
VW T-Cross: o novo SUV compacto vem aí e seu preço será determinante para o futuro do segmento

Quanto vai custar o VW T-Cross? O valor de venda do novo SUV compacto da Volkswagen será determinante para o futuro dos nove modelos que dominam o mercado de utilitários esportivos no Brasil. O Jeep Renegade largou na frente em 2019, com 4.783 vendas em janeiro, mas o reino dos SUVs está longe de ter um soberano governando com tranquilidade.

LEIA MAIS: Volkswagen responde ao Ford EcoSport 16 anos depois

Isso porque a liderança momentânea (e surpreendente) do Renegade em 2019 está muito condicionada ao seu desempenho nas vendas diretas (leia-se locadoras de carro). Nada menos que 65,5% das vendas do Renegade, rival do VW T-Cross , foram feitas nesse formato. É muito.

Sem as vendas diretas, o Jeep Renegade cairia para sexto lugar no ranking dos SUVs. E a liderança voltaria a ser do Honda HR-V, que ocupa atualmente o terceiro lugar, mas que teve apenas 4,5% de seus emplacamentos feitos por meio das vendas diretas. Hoje podemos dizer claramente que o HR-V continua sendo o preferido do público que compra nas concessionárias, enquanto a dupla Renegade/Compass, da Jeep, já há algum tempo vem sendo a queridinha das locadoras de veículos.

Antes da chegada do VW T-Cross, o Jeep Renegade tem a preferência por parte das locadoras de veículos no Brasil
Divulgação
Antes da chegada do VW T-Cross, o Jeep Renegade tem a preferência por parte das locadoras de veículos no Brasil

É difícil dizer o que é bom ou ruim nesse caso, pois tudo depende da estratégia das montadoras. Porém, o fato de que apenas nove modelos são responsáveis por 70,6% de todo o segmento é bastante significativo. Mostra que o mercado ainda carece de competidores.

LEIA MAIS: iggo 2, 4 e 7 mostram que o rei dos SUVs ataca novamente

E é aí que entra o Volkswagen T-Cross, pois o mais acessível dos nove líderes é o Nissan Kicks, que parte de R$ 73.990. Não é barato, especialmente no Brasil, cuja renda média familiar é de apenas R$ 1.268, segundo os últimos dados disponíveis. Considerando só os brasileiros que trabalham, a renda é um pouco maior (R$ 2.154), mas ainda assim baixa para que a maioria possa sonhar em comprar um SUV.

Jeep Compass é o único SUV médio entre os 9

Maior que o VW T-Cross, o Jeep Compass é o único SUV médio a parecer entre os 9 modelos mais vendidos do segmento
Divulgação
Maior que o VW T-Cross, o Jeep Compass é o único SUV médio a parecer entre os 9 modelos mais vendidos do segmento

É essa renda baixa, por exemplo, que faz os hatches compactos serem responsáveis pela maior fatia do mercado de carros no Brasil. Porém, os SUVs continuam em alta. Fecharam a temporada passada com 23,9% da preferência e largaram este ano com 24,3%. Quanto aos nove SUVs que lideram o segmento, eles também são influenciados pela questão financeira.

Para se ter uma ideia, somente o Jeep Compass é considerado um SUV médio – todos osoutros são compactos. O décimo colocado do ranking é o primeiro grandalhão. Trata-se do Toyota SW4, que pode ser considerado um “dinossauro” perto dos demais, porém é também o único SUV-raiz, com carroceria sobre chassi, tração 4x4 e todos os requisitos que fizeram a fama dos utilitários esportivos algum tempo atrás. Só os Jeep, o EcoSport e o Duster oferecem tração 4x4.

LEIA MAIS: Honda e Toyota acirram a guerra no mercado mundial de SUVs

A chegada do novo Chevrolet Tracker, no final do ano, também poderá mexer no ranking futuramente, mas certamente não na classificação de 2019. Como dissemos na coluna anterior, a GM colocará o novo Tracker para brigar diretamente com o Jeep Compass, pois precisa de carros mais lucrativos para manter sua operação no Brasil financeiramente saudável.

Veja na tabela abaixo, montada pela REPÚBLICA DO AUTOMÓVEL, a posição de cada carro no ranking deste ano, as vendas totais, as vendas no varejo (concessionárias), as vendas diretas (locadoras) e o preço da versão mais barata. Assim fica mais fácil visualizar de que forma o VW T-Cross pode causar um estrago nessa prova dos 9 ou apenas ser mais um SUV na paisagem.

POS. CARRO VENDAS VAREJO % DIRETAS % PREÇO
1 JEEP RENEGADE 4.783 1.650 34 3.133 66 R$79.990
2 JEEP COMPASS 4.109 1.674 41 2.435 59 R$113.990
3 HONDA HR-V 3.667 3.503 96 164 4 R$92.500
4 NISSAN KICKS 3.486 1.783 51 1.703 49 R$73.990
5 HYUNDAI CRETA 3.236 2.426 75 810 25 R$78.990
6 FORD ECOSPORT 2.798 2.061 74 737 26 R$78.990
7 RENAULT CAPTUR 2.557 756 30 1.801 70 R$82.990
8 RENAULT DUSTER 1.911 1.102 58 809 42 R$74.490
9 CHEVROLET TRACKER 1.514 1.508 100 6 0 R$92.590
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.