
O Hyundai Creta é a bola da vez no mercado de SUVs. Discreto, sem provocar grandes paixões, o SUV compacto produzido em Piracicaba (SP) teve competência para desbancar, de uma só vez, os dois irmãos da Jeep (Renegade e Compass) nas vendas mensais de agosto. O Creta somou 6.643 emplacamentos, contra 5.188 do Renegade e 4.843 do Compass.
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Mais do que ocupar a liderança no mês, o Hyundai Creta se aproximou perigosamente do Jeep Compass na disputa pela vice-liderança anual de vendas entre os SUVs. A diferença entre eles caiu para 2.851 carros, um número possível de descontar ao longo de cinco meses. Isso num segmento que continua em crescimento (passou de 24,3% para 25,7%). Os SUVs só perdem para os hatches compactos (46,1%).
Mas o mercado brasileiro tornou-se muito complexo. É preciso bastante experiência para olhar os números e tentar decifrá-los. Nunca houve tantos fatores influenciando as vendas como em 2019. Por isso, decretar a vitória deste ou daquele pode ser uma precipitação, que causará danos na imagem de um analista ou perdas para um consultor, que pode induzir ao erro comercial.

O Compass é um Jeep de porte maior, portanto, está numa categoria superior ao do Hyundai Creta
O Creta cresceu especialmente no varejo, ou seja, nas vendas realizadas nas concessionárias. Enquanto a dupla da Jeep continua dominando as vendas diretas (frotistas e outros clientes especiais), o Creta brilha perante o consumidor comum.
Ele marcou um belo sexto lugar no varejo ao emplacar 4.831 carros. Bateu de longe tanto o Compass (apenas 20º colocado, com 1.972) quanto o Renegade (25º lugar, com 1.485). Somadas, as vendas do Renegade e do Compass ainda são menores do que as do Creta. Porém, se levarmos as características de cada um ao pé da letra, nem o Renegade nem o Compass são rivais diretos do Creta.
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Hyundai Creta x Jeep Renegade

O Renegade é um carro de muita personalidade, destaca-se de todos os outros por ter um caráter realmente off road, com design diferenciado e porta-malas bem pequeno. O Compass, por sua vez, está numa categoria superior, pois é maior. Assim, o primeiro rival direto do Hyundai Creta nessa disputa mensal passa a ser o Nissan Kicks.
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Os dois têm praticamente o mesmo porte. O Kicks é mais charmoso, mais insinuante, mais esportivo. O Creta é mais comportado, mais conservador, mais familiar. E assim ele tem construído uma história de sucesso no Brasil. O Creta carrega o nome da famosa ilha grega e estreou no Salão de São Paulo de 2016.
Portanto, tem menos de três anos de estrada. O Kicks estreou no mesmo ano, mas foi mostrado bem antes, por ocasião dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na briga direta entre o coreano e o japonês, o Creta abriu uma vantagem de quase 2.800 carros em apenas um mês.

O Nissan Kicks pode ser considerado o primeiro rival direto do Creta, devido ao porte e ao estilo, mas só tem motor 1.6
Mas, como dissemos, hoje em dia não dá para tirar conclusões por causa de um ou dois meses. Todos sabem que a Hyundai acaba de fazer um lançamento da nova família HB20 e isso pode ter influenciado na comercialização do Creta. Repito: o Creta não provoca paixões. É um carro correto, honesto, porém sem nenhum carisma. Por isso, sua compra tende a ser muito mais racional do que emocional.
Dessa forma, promoções pontuais podem fazer diferença. Vamos ver o que a marca coreana reserva para o Hyundai Creta agora que a nova família HB20 começa a ganhar as ruas.