Hyundai Creta Sport vem com detalhes pintados de preto brilhante no lugar dos cromados da Prestige
Carlos Guimarães/iG
Hyundai Creta Sport vem com detalhes pintados de preto brilhante no lugar dos cromados da Prestige

Acertaram ao lançar o Creta no Brasil, SUV que se tornou o mais vendido do segmento em 2018, superando rivais de peso, como Honda HR-V e Jeep Renegade. E a ideia de lançar uma versão com certo apelo esportivo também foi acertada pelo estilo mais descolado combinado ao bom desempenho do motor 2.0 flex, que equipa o Hyundai Creta Sport.

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Quem compra um SUV compacto também quer parecer moderno, dinâmico, arrojado e os detalhes do Hyundai Creta Sport condizem com esse estilo. Em relação à versão Prestige, que vem com o mesmo conjunto mecânico, a esportiva tem entre as diferenças a grade pintada de preto brilhante, cor também usada em outros detalhes, como carcaças dos retrovisores, defletor de ar na traseira e a parte inferior do para-choque dianteiro. 

 As rodas de aro 17 também são diferentes, com acabamento diamantado e montadas em pneus 215/60R. Além disso, o interior é um pouco mais simples que o da versão Prestige. Os bancos, por exemplo, são revestidos de uma combinação de tecido e couro. E as saídas de ar não têm detalhes cromados. Contudo, a central multimídia é a mesma nas duas versões, com tela sensível ao toque, de 7 polegadas e GPS embutido.

Há mais diferenças entre a versão Sport e a Prestige do Creta, porém, a que mais deve interessar é o custo menor da primeira. São R$ 6.000 a menos (R$ 98.990 ante R$ 104.990).  É um valor considerável, ainda mais levando em conta que o SUV mais em conta vem com uma boa lista de itens de série.

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Entre os principais equipamentos há inclui ar-condicionado digital com saídas para o banco traseiro, direção elétrica, monitoramento de pressão dos pneus, isofix, alarme, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, chave canivete, trio elétrico, computador de bordo, Start/Stop, volante com regulagem de altura e profundidade, porta-óculos, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, entre outros.

Bom também é que o generoso espaço interno é o mesmo tanto na versão Prestige quanto na Sport. Cinco ocupantes viajam sem nenhum aperto, assim como suas respectivas bagagens no porta-malas de 431 litros. Outros dois pontos que contribuem para o conforto é a direção com assistência elétrica (leve na manobras) e a suspensão que absorve bem as irregularidades do piso, funcionando bem com a carroceria de boa rigidez torcional.

Acelerando o Hyundai Creta Sport

Hyundai Creta Sport também não tem cromados no interior. Mas conta com boa lista de itens de série
Divulgação
Hyundai Creta Sport também não tem cromados no interior. Mas conta com boa lista de itens de série

O motor 2.0 flex sobe de giro com facilidade e isso deve ter sido proposital, uma vez que o melhor rendimento acontece em rotações mais altas, entre 4.700 rpm e 6.200 rpm. Condiz com uma versão com certo apelo esportivo , pode deixar a condução mais emocionante. Entretanto, existem alguns efeitos colaterais.

O primeiro deles é o consumo acima do ideal. Conforme os dados do Inmetro, com etanol, o Hyundai 2.0 faz 6,9 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada, números que passam para 10 km/l e 11,4 km/l com gasolina, respectivamente. Entretanto, o carro gasta praticamente o mesmo com motor 1.6, apesar do sistema stop-start de série. Além disso, depois dos 4.000 rpm o nível de ruído sobe bastante.

Por se tratar de uma versão com algum apelo esportivo, faltaram as hastes atrás do volante para trocas de marchas sequenciais. Em contrapartida, a estabilidade é elogiável, mesmo em que tratando de um SUV com 19 cm de distância livre do solo, o que exige certa cautela. 

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 E pode contar os freios na hora de parar, bem ajustados, apesar do eixo traseiro merecer discos no lugar dos tambores, o que aumenta as chances de superaquecerem quando mais exigidos.

Conclusão

Você viu?

O Hyundai Creta Sport é uma boa pedida dentro da linha do SUV, com preço R$ 6 mil mais em conta relação ao Prestige, que tem o mesmo conjunto mecânico. Apesar de mais simples, o carro vem bem equipado e se mantém espaçoso e confortável no dia a dia.


Ficha Técnica

Preço:  R$ 98.990

Motor: 2.0, 16V, quatro cilindros em linha,  flex

Potência: 166/156 cv (E/G) a 6.200 rpm

Torque: 20,5/19,1 kgfm a 4.700 rpm

Transmissão: Automática de seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira)/ Independente, eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus: 215/60 R17

Dimensões: 4,27 m (comprimento) / 1,78 m (largura) / 1,64 m (altura), 2,59 m (entre-eixos)

Tanque : 55 litros

Porta-malas: 431 litros

Consumo (E/G): 6,9 km/l / 10 km/l (cidade) e 8,2 km/l / 11,4 km/l (estrada) 

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