Tamanho do texto

SUV chega com bom pacote de equipamentos, mas ainda falta um melhor acerto do câmbio automático acoplado ao motor 2.0 flex, de 166 cv

Hyundai Creta Prestige arrow-options
Cauê Lira/iG Carros
Hyundai Creta Prestige ganha LEDs diurnos, nova lanterna traseira e carregador de smartphone sem cabo

O Hyundai Creta foi o SUV compacto mais vendido do ano passado, superando todos os rivais por pouquíssimas unidades. Apenas mil emplacamentos separaram o modelo da marca coreana do principal rival, o Honda HR-V, mostrando toda sua competitividade no mercado brasileiro. Em sua nova linha 2020, o SUV chega com fôlego para manter o bom desempenho no varejo.

LEIA MAIS: Ford EcoSport Freestyle: primeiro SUV muda pouco na linha 2020

A liderança, por outro lado, dificilmente virá. Com o início das vendas do Renegade para pessoa jurídica, o SUV da Jeep já dispara à frente de todos os outros. O Kicks também embalou com as constantes promoções da Nissan e o Hyundai Creta já ocupa a terceira colocação por uma boa margem.

A versão mais equipada da linha 2020  inclui LEDs diurnos, lanternas sofisticadas e até carregador de celular por indução. Para melhorar o pacote, a Hyundai poderia ter incluído sensor de estacionamento dianteiro e câmera 360° - como a do Nissan Kicks - além de hastes para trocas de marcha atrás do volante e ar-condicionado de duas zonas. Mas o carro ainda não deixa de ser um SUV dos mais equipados, contando até mesmo resfriamento do banco do motorista.

O Creta também traz porta-óculos e compartimento para objetos abaixo do encosto de braço. As tomadas 12V e conexões USB continuam localizadas no console central, onde é possível conectar o celular aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Mesmo que a maior parte dos proprietários utilizem Google Maps ou Waze como interface de navegação, o Creta ainda traz um GPS nativo. 

LEIA MAIS: Chevrolet Tracker e Renault Captur ficam lado a lado em comparativo

Sua ergonomia está nos conformes da categoria. Os belos bancos revestidos de couro sintético (na cor creme) são confortáveis e abraçam bem as costas do motorista. O volante multifuncional com regulagens de altura e profundidade ajuda a deixar o percurso ainda mais confortável.


Após me acomodar no assento, estabelecer a conexão do meu iPhone através do CarPlay e escolher uma música agradável no Spotify, começam a surgir as minhas primeiras desavenças com o Hyundai Creta. A versão Prestige é a única com o motor 2.0, de 166 cv e 20,6 kgfm de torque. É o mesmo do sedã Elantra, com câmbio automático, de seis marchas. 

LEIA MAIS: Jeep Renegade Limited: quando o máximo nem sempre é o melhor

É aí, no sistema de transmissão, que fica o "calcanhar de Aquiles" do Creta. O câmbio automático é confuso e não faz boa leitura da intensidade de força que o motorista coloca no pedal de acelerador. Além disso, costuma "patinar" em aclives, com reduções bruscas, e não aflora o que há de melhor no motor 2.0. A Hyundai diz que o Creta acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos. 

Com esse ajuste do câmbio, fica a impressão que procuraram manter o motor sempre em baixa rotação para conter o consumo do motor 2.0 flex. De acordo com o Inmetro, o Creta Prestige pode marcar 6,9 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol, além de 10 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com gasolina.

O arranjo de suspensão foi pensado para as grandes cidades - ou seja, feito para enfrentar buracos. O Creta passa por crateras, valetas, estradas de terra e lombadas com sutileza, mas acaba pecando quando falamos de uma condução mais direta. Portanto, pegue leve nas curvas.

Um SUV familiar

Creta arrow-options
Divulgação
O interior do Hyundai Creta Prestige da linha 2020 segue as novidades do modelo Diamond, do Salão do Automóvel

O porta-malas de 431 litros se mostrou suficiente para levar as mochilas e o material fotográfico de quatro ocupantes. Os passageiros do banco traseiro também curtiram o fato de terem uma saída de ar-condicionado e apoio de braço. Sem apertos, o Creta tem 2,59 m de entre-eixos que beneficiam o espaço interno.

LEIA MAIS: Honda HR-V Touring vale os R$ 139.900? Confira o nosso veredito

Se o conjunto mecânico fosse  mais bem acertado, o Hyundai Creta Prestige poderia ser uma das aquisições mais racionais entre os SUVs compactos acima de R$ 100 mil. Além de ser bem equipado, o utilitário de R$ 107.900 tem revisões em conta na comparação com os principais rivais. Aos 30 mil km, você terá deixado R$ 1,3 mil na concessionária, enquanto um dono de Renegade precisará desembolsar R$ 2 mil. 

Motor: 2.0, quatro cilindros,  flex

Potência: 166 cv a 6.200 rpm

Torque: 20,5 kgfm a  4.700 rpm

Transmissão:  Automático, 6 marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus: 215/60 R17 

Dimensões: 4,27 m (comprimento) / 1,78 m (largura) / 1,63 m (altura), 2,59 m (entre-eixos)

Tanque : 55 litros

Porta-malas: 431 litros

Consumo: 10 km/l (cidade) /11,4 km/l (estrada) com gasolina

0 a 100 km/h: 9,7 segundos 

Vel. Max: 188 km/h