O Hyundai Creta foi o SUV compacto mais vendido do ano passado, superando todos os rivais por pouquíssimas unidades. Apenas mil emplacamentos separaram o modelo da marca coreana do principal rival, o Honda HR-V, mostrando toda sua competitividade no mercado brasileiro. Em sua nova linha 2020, o SUV chega com fôlego para manter o bom desempenho no varejo.
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A liderança, por outro lado, dificilmente virá. Com o início das vendas do Renegade para pessoa jurídica, o SUV da Jeep já dispara à frente de todos os outros. O Kicks também embalou com as constantes promoções da Nissan e o Hyundai Creta já ocupa a terceira colocação por uma boa margem.
A versão mais equipada da linha 2020 inclui LEDs diurnos, lanternas sofisticadas e até carregador de celular por indução. Para melhorar o pacote, a Hyundai poderia ter incluído sensor de estacionamento dianteiro e câmera 360° - como a do Nissan Kicks - além de hastes para trocas de marcha atrás do volante e ar-condicionado de duas zonas. Mas o carro ainda não deixa de ser um SUV dos mais equipados, contando até mesmo resfriamento do banco do motorista.
O Creta também traz porta-óculos e compartimento para objetos abaixo do encosto de braço. As tomadas 12V e conexões USB continuam localizadas no console central, onde é possível conectar o celular aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Mesmo que a maior parte dos proprietários utilizem Google Maps ou Waze como interface de navegação, o Creta ainda traz um GPS nativo.
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Sua ergonomia está nos conformes da categoria. Os belos bancos revestidos de couro sintético (na cor creme) são confortáveis e abraçam bem as costas do motorista. O volante multifuncional com regulagens de altura e profundidade ajuda a deixar o percurso ainda mais confortável.
Após me acomodar no assento, estabelecer a conexão do meu iPhone através do CarPlay e escolher uma música agradável no Spotify, começam a surgir as minhas primeiras desavenças com o Hyundai Creta. A versão Prestige é a única com o motor 2.0, de 166 cv e 20,6 kgfm de torque. É o mesmo do sedã Elantra, com câmbio automático, de seis marchas.
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É aí, no sistema de transmissão, que fica o "calcanhar de Aquiles" do Creta. O câmbio automático é confuso e não faz boa leitura da intensidade de força que o motorista coloca no pedal de acelerador. Além disso, costuma "patinar" em aclives, com reduções bruscas, e não aflora o que há de melhor no motor 2.0. A Hyundai diz que o Creta acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos.
Com esse ajuste do câmbio, fica a impressão que procuraram manter o motor sempre em baixa rotação para conter o consumo do motor 2.0 flex. De acordo com o Inmetro, o Creta Prestige pode marcar 6,9 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol, além de 10 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com gasolina.
O arranjo de suspensão foi pensado para as grandes cidades - ou seja, feito para enfrentar buracos. O Creta passa por crateras, valetas, estradas de terra e lombadas com sutileza, mas acaba pecando quando falamos de uma condução mais direta. Portanto, pegue leve nas curvas.
Um SUV familiar
O porta-malas de 431 litros se mostrou suficiente para levar as mochilas e o material fotográfico de quatro ocupantes. Os passageiros do banco traseiro também curtiram o fato de terem uma saída de ar-condicionado e apoio de braço. Sem apertos, o Creta tem 2,59 m de entre-eixos que beneficiam o espaço interno.
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Se o conjunto mecânico fosse mais bem acertado, o Hyundai Creta Prestige poderia ser uma das aquisições mais racionais entre os SUVs compactos acima de R$ 100 mil. Além de ser bem equipado, o utilitário de R$ 107.900 tem revisões em conta na comparação com os principais rivais. Aos 30 mil km, você terá deixado R$ 1,3 mil na concessionária, enquanto um dono de Renegade precisará desembolsar R$ 2 mil.
Motor: 2.0, quatro cilindros, flex
Potência: 166 cv a 6.200 rpm
Torque: 20,5 kgfm a 4.700 rpm
Transmissão: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 215/60 R17
Dimensões: 4,27 m (comprimento) / 1,78 m (largura) / 1,63 m (altura), 2,59 m (entre-eixos)
Tanque : 55 litros
Porta-malas: 431 litros
Consumo: 10 km/l (cidade) /11,4 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 9,7 segundos
Vel. Max: 188 km/h