
Apresentado no Salão do Automóvel de 2016, o Hyundai Creta é revelado por completo para a imprensa. Vendido a partir de R$ 72.990, o novo utilitário compacto da marca coreana estará nas concessionárias a partir de janeiro e será o terceiro carro da fabricante a ser produzido no Brasil, no complexo em Piracicaba (SP). Por esse valor, seu posicionamento de mercado é o mesmo que o Honda HR-V e Jeep Renegade .
LEIA MAIS: Hyundai Creta STC antecipa futura picape rival da Fiat Toro
Construído sobre a plataforma do sedã Elantra , o Hyundai Creta é conhecido no exterior como ix25. Além do nome, tem outras diferenças. O design mudou na versão brasileira, adotando o mesmo estilo visto na nova geração do Tucson (outra novidade da marca, que chega ao Brasil em breve). A grade é maior e os faróis de neblina tem um formato retangular. A traseira também está diferente, com as luzes de posicionamento no para-choque traseiro e um desenho interno diferente para as lanternas.
Tentarão repetir o sucesso do HB20 , atualmente o segundo carro mais vendido do Brasil. Para isso, usarão a mesma fórmula, oferecendo o Creta um pouco mais equipado do que os concorrentes. Contará, de série, com sistema start-stop (que desliga o motor em paradas) direção elétrica, retrovisores elétricos e com luz de seta integrada, volante com ajuste de altura e profundidade, e banco do motorista com ajuste de altura.
LEIA MAIS: Os 5 lançamentos mais importantes do Salão do Automóvel de 2016
São duas opções de motorização. A básica é o motor 1.6 Gamma, o mesmo que equipa o HB20, e que ganhou algumas novidades, como duplo comando variável de válvulas para admissão e escape, o que ajuda o Creta a ter uma linha de torque mais reta e que aparece mais cedo, em baixa rotação. Gera 130 cv a 6.300 rotações e 16,5 kgfm de torque máximo a 4.850 rpm, com etanol. Pode ser combinado ao câmbio manual ou automático de seis marchas. Segundo o Inmetro, rende 10,4 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, com gasolina
Já o modelo topo de linha conta com o mesmo motor 2.0 Nu do Elantra, capaz de gerar 166 cv a 6.200 giros e 20,5 kgfm de torque a 4.700 rpm, com etanol. Essa motorização só será oferecida com a transmissão automática de seis marchas. Apesar da maior potência e torque, o rendimento é bem próximo do 1.6, fazendo 10 km/l no ciclo urbano e 11,4 km/l no ciclo rodoviário, com gasolina.
Confira as versões, preços e equipamentos do novo Hyundai Creta:
Attitude 1.6 MT (R$ 72.990) - Vem com airbag duplo, freios ABS, sistema start-stop para o motor, ar-condicionado, volante multifuncional com ajuste de profundidade e altura, rádio com conexão Bluetooth e entrada USB, rodas de liga leve 16", monitoramento de pressão dos pneus, computador de bordo, direção elétrica, travas elétricas, vidro elétricos, retrovisores com ajuste elétrico e seta integrada e banco do motorista com ajuste de altura.
Pulse 1.6 MT (R$ 78.290) - Adiciona acabamento em tecido nas portas, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina e acabamento em couro nos apoios de braços das portas e central.
Pulse 1.6 AT (R$ 85.240) - As rodas passam a ser de liga leve diamantadas de aro 17, recebe a transmissão automática de seis marchas com opção de trocas manuais pela alavanca, grade frontal com acabamento cromado e piloto automático com controles no volante.
Pulse 2.0 AT (R$ 92.490) - Troca o motor 1.6 pelo 2.0, ganhando também faróis com projetor, luzes em LED de iluminação diurna e posicionamento, faróis com iluminação lateral, saída de ar traseira, vidros elétricos com função one-touch e anti-esmagamento, e abertura e fechamento dos vidros elétricos pela chave.
Prestige 2.0 AT (R$ 99.490) - O modelo topo de linha vem com seis airbags (frontais, laterais e cortina), alarme volumétrico, banco do motorista com ventilação, ar-condicionado automático digital, partida por botão, computador de bordo com funções de ajustes do veículo, retrovisor rebatível eletricamente, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, central multimídia BlueNav com tela sensível ao toque de 7" e GPS integrado, volante e bancos de couro, e acabamento nas cores preto e marrom.