Confirmado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro último, o Toyota RAV4 começa a ser vendido no Brasil a partir de amanhã (1º de abril). O SUV médio recebeu um novo design, mais alinhado com a identidade visual da fabricante japonesa. Trocaram de estratégia, passando a oferecer o modelo em apenas uma configuração, vendida por R$ 159.290.
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As novas linhas do Toyota RAV4 serviram de inspiração para a reestilização do Etios (que faz parte da linha 2018). Os faróis ficaram menores e se afinam em direção a grade do capô, composto por uma linha fina até chegar no centro, onde contorna o logo da fabricante. As lanternas traseiras também apostam em um aspecto mais fino do que o anterior e com extremidades que foram um desenho mais afiado.
Mexeram menos na cabine, adicionando uma nova tela TFT com sete funções para o computador de bordo. Focaram muito mais no pacote de equipamentos. Passa a ser vendido com teto solar elétrico (que era oferecido apenas nas versões 4x4 do RAV4 anterior), partida por botão, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), ar-condicionado digital de duas zonas, saída 12V para os passageiros traseiros e banco do motorista com ajuste elétrico.
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Versão única
Agora o RAV4 está disponível com apenas uma configuração. Estará sempre com o motor 2.0, de 145 cv, e 19,1 kgfm de torque a 3.600 rpm. Trabalha em conjunto com o câmbio CVT, que simula até sete marchas (a mesma utilizada no Toyota Corolla). É abastecido apenas com gasolina. Abandonaram de vez a versão 4x4, pouco vendida, para focar apenas no modelo de tração dianteira.
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Como não teve mudanças na parte mecânica, o nível de consumo segue o mesmo. Segundo os testes do programa de etiquetagem do Conpet-Inmetro, o SUV faz 9,5 km/l no ciclo urbano e 10,9 km/l no ciclo rodoviário, marcando 10,1 km/l no consumo combinado. É o suficiente para receber nota A na categoria dos utilitários esportivos grandes, mas que o deixa com nota C no consumo geral.