Tamanho do texto

Nova geração do SUV, eleito Carro do Ano na Europa, mostra que é agradável de dirigir, tem desenho arrojado, espaço e bom desempenho, por R$ 135.990

Peugeot 3008 tem jeito esportivo e sofisticado por suas linhas arrojadas, cujo estilo estará em outros carros da marca
Divulgação
Peugeot 3008 tem jeito esportivo e sofisticado por suas linhas arrojadas, cujo estilo estará em outros carros da marca

A Peugeot escolheu bem o carro para marcar mais uma etapa do processo de reconstrução da imagem da fabricante no Brasil. A premiada nova geração do Peugeot 3008 deverá chamar atenção no segmento de SUVs premium compactos do qual fazem parte Kia Sportage EX  (R$ 140.330), VW Tiguan 1.4 TSI ( R$ 128.270), Hyundai New Tucson GLS (R$ 147.900), Jeep Compass Limited (R$ 124.990), entre outros. Sim, além de ter se mostrado agradável de dirigir, por seu conjunto bem acertado e moderno, o carro chega recheado de equipamentos e com preço competitivo: R$ 135.900. Já pode ser encomendado, mas chega às lojas do Brasil só no mês que vem.

LEIA MAIS: Peugeot 3008 é eleito o Carro do Ano 2017 na Europa. Saiba mais detalhes

 A única versão disponível do Peugeot 3008 tem vários itens de série, como multimídia com tela sensível ao toque de última geração (compatível com Apple Car Play e Android Auto para espelhar o celular), teto solar panorâmico, quadro de instrumentos totalmente  digital e configurável de acordo com o gosto do freguês, bancos revestidos de couro com aquecimento e até sistema de massagem (tanto para o motorista quanto para o passageiro da frente), ar-condicionado digital, rodas de aro 19 montadas em pneus 235/50R, seis air bags, entre outros itens.

Na traseira, as lanternas usam apenas LED no lugar das lâmpadas convencionais, mas com elegância marcante
Divulgação
Na traseira, as lanternas usam apenas LED no lugar das lâmpadas convencionais, mas com elegância marcante

O previsto é de vender entre 200 e 250 unidades por mês, volume que pode aumentar um pouco conforme a demanda. As primeiras 30 unidades serão equipadas com um patinete elétrico no porta-malas que pode ser recarregado por uma tomada do próprio compartimento de carga. E para ajudar a transmitir confiança para o consumidor a Peugeot reforça que o atendimento nas concessionárias tem recebido bastante atenção da fabricante que oferece revisão com preços fixos, socorro mecânico 24 horas por dia, recompra garantida, entre outros compromissos.

SUV bom de guiar

Pode acelerar que o 3008 responde bem e transmite segurança em qualquer situação em movimento
Divulgação
Pode acelerar que o 3008 responde bem e transmite segurança em qualquer situação em movimento

Eleito o Carro do Ano na Europa, o novo 3008 justificou o prêmio que recebeu durante o teste drive nos trechos cheios de curvas entre o Rio de Janeiro e Petrópolis. O conjunto mecânico é bem conhecido, mas deu conta do recado, bem como a nova estrutura do carro, baseada na plataforma EMP2, a mais moderna da PSA atualmente. Acelere e logo vai reconhecer o já bem testado conjunto mecânico que inclui motor 1.6 turbo, a gasolina, de 165 cv, que funciona com câmbio automático de seis marchas que pode ter trocas feitas por hastes que ficam fixas na coluna de direção, próximas do volante, o que acaba dificultando o manuseio em curvas mais fechadas.

LEIA MAIS:  Peugeot 208 GT é a fonte de juventude. Confira a avaliação completa

Luzes diurnas de LED nos faróis recortados pelo formato do para-choque envolvente
Divulgação
Luzes diurnas de LED nos faróis recortados pelo formato do para-choque envolvente

Por outro lado, o novo 3008 aceita bem uma tocada mais animada, transmitindo segurança em qualquer situação, com pouca rolagem da carroceria e respondendo com certa rapidez aos comandos do motorista. Além disso, a suspensão tem um ajuste um pouco mais voltado para manter a estabilidade do carro do que para absorver as irregularidades do piso. Assim, o SUV acaba se parecendo mais com uma perua se for levado em conta o comportamento dinâmico. No belo percurso repleto de curvas de todos dos tipos, o SUV se saiu bem, mostrando agilidade e conforto. A posição de dirigir também é elogiável, ajudada pelos bancos de couro com regulagens elétricas e largos apois laterais para segurar o corpo. Outro ponto positivo vai para o pequeno volante com a base e o topo achatados e boa empunhadura.

Agrada também a visibilidade, o baixo nível de ruído, a solidez da carroceria e a eficiência dos freios. O carro vai engolindo asfalto pelo caminho com boa disposição, sempre obediente. Apesar de não ser um esportivo puro-sangue, o novo 3008 não vai decepcionar aqueles que curtem o prazer de dirigir, principalmente ao acionar o modo manual com ajuste esportivo de condução, quando o carro fica ainda mais esperto,com acelerador mais sensível, direção firme e direta e giros mais altos do 1.6 THP. De acordo com dados da fabricante, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atingir 205 km/h.

Espaçoso e sofisticado

Interior moderno e estiloso tem materiais de bom gosto e equipamentos bem localizados entre os principais destaques
Divulgação
Interior moderno e estiloso tem materiais de bom gosto e equipamentos bem localizados entre os principais destaques

Por dentro, o 3008 se destaca pelo arrojo do desenho, principalmente do painel.  Já começa pela tela colorida de 12,3 polegadas, que serve de quadro de instrumentos configurável. No alto das laterais das portas e no meio do painel fica uma superfície revestida de tecido, dando um aspecto futurista ao carro, bem como uma série de outros detalhes, como a alavanca de câmbio (que parece um joystick de video game), o console central com partes de alumínio polido e o ponteiro do conta-giros que se move em sentido contrário do velocímetro.

LEIA MAIS:  Peugeot 5008 é flagrado em testes no Brasil, com poucos disfarces

Para reforçar o design e o jeito descolado do novo Peugeot 3008, existe um filete de luz azul que contorna o cluster e o console central, inclusive os porta-copos. Outro ponto interessante é o teto solar panorâmico, que pode ser aberto e mantém o interior com aspecto sempre arejado. Com cinco lugares, o carro leva todo mundo sem aperto e com sobra de espaço no enorme porta-malas de 520 litros, um dos maiores do segmento de SUVs hoje em dia. 

*viagem feita a convite da Peugeot do Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.