Tamanho do texto

Versão topo de linha do SUV, com sete lugares, deverá chegar ao País no fim do ano para entrar na briga dos modelos de luxo

Peugeot 5008 é visto de traseira, ainda camuflado, com placas de testes de Porto Real (RJ)
Erika Gaspar/iG
Peugeot 5008 é visto de traseira, ainda camuflado, com placas de testes de Porto Real (RJ)

A Peugeot também quer surfar na onda favorável aos SUVs e vai lançar dois modelos no Brasil até o fim do ano. Um deles será o 3008, que foi mostrado no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, em novembro último.  Vai chegar no fim deste mês às lojas com seu desenho arrojado e o status de ter ganho o prêmio de Carro do Ano na Europa. Além disso, vai trazer também o Peugeot 5008, de sete lugares, que foi flagrado com camuflagem pela leitora do iG Carros, Érika Gaspar.

LEIA MAIS: Peugeot 3008 é eleito o Carro do Ano na Europa. Saiba mais detalhes

As imagens mostram o Peugeot 5008 com placas de Porto Real (RJ), onde fica a fábrica da PSA. Com os disfarces, fica fácil acabar confundindo o SUV com seu irmão menor, o 3008. Mas, trata-se do grandalhão 5008, o modelo topo de linha da marca francesa, com capacidade de levar até sete ocupantes com conforto, em três fileiras de assentos.  Mede 4,64 metros de comprimento por 1,91 m de largura, 1,65 m de altura e 2, 84 m de entre-eixos.  Com isso é um dos SUVs  europeus mais espaçosos.


Estilo arrojado

O que também chama atenção no carro é o desenho arrojado, tanto por dentro quanto por fora. O exterior semelhante ao 3008 se destaca pelo visual que remete à esportividade. Os faróis contam com luzes diurnas de LED embutidas e são recortados pelas linhas do para-choque envolvente. Ainda na frente, a ampla  grade cromada  dá uma certa imponência ao modelo, bem como os contornos do capô com vincos bem definidos nas laterais. Na traseira, as lanternas fumês e os destaques ficam por contra do contraste das colunas com detalhes cromados e os vidros escurecidos. 

LEIA MAIS:  Peugeot 2008 Crossway, edição limitada vem com mudanças discretas

No interior, impressiona o painel com vários botões, de estilo futurista, seguindo a ideia de i-Cockpit adotado desde o pequeno 208. Inclui volante de formato oval, menor que o convencional, quadro de instrumentos totalmente digital e configurável, além de uma central multimídia com tela de alta resolução, sensível ao toque, de 8 polegadas. O acabamento também é caprichado e existe espaço para levar 952 litros de bagagem na configuração de cinco lugares. Além disso, os assentos são todos individuais, dobráveis e removíveis se for necessário.

Conjunto mecânico

Apesar de semelhante ao 3008, o 5008 tem maior porte e detalhes como as colunas traseiras cromadas
Erika Gaspar/iG
Apesar de semelhante ao 3008, o 5008 tem maior porte e detalhes como as colunas traseiras cromadas

Na Europa, o 5008 pode ser equipado com um quatro opções de motor, sendo metade a gasolina e a outra a diesel. Há o 1.2 PureTech turbo, que corresponde ao motor de três cilindros que é oferecido no Brasil no 208, mas com sobrealimentação, o que faz a potência passar de 90 cv para 130 cv. O conhecido 1.6 THP, de 165 cv, bem conhecido por equipar diversos modelos da PSA, também está na linha de motores e deverá acabar sendo o escolhido a ser vendido no Brasil.

LEIA MAIS: PSA prepara substitutos para Peugeot 208 e Citroën C3 na América Latina

Pelo o que  a imprensa europeia vem comentando, o Peugeot 5008 é um SUV com bom comportamento dinâmico, apesar do grande porte. Também é fabricado sobre a moderna plataforma EMP2 e se sai bem, inclusive em trechos sinuosos. Além do bom desempenho, o carro também preza pela economia de combustível, ainda conforme o que os jornalistas da Europa têm publicado na mídia especializada. Por lá, o carro chega em julho às lojas. No Brasil, tudo indica que estreia cerca de três a quatro meses depois. 

Saiba mais sobre o assunto do vídeo abaixo: carro voador começa a ser vendido nos EUA


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.