O Ford EcoSport estará nas concessionárias na segunda metade de agosto. Renovado, com nova motorização e apostando em mais equipamentos, o SUV compacto tentará recuperar o tempo e espaço perdido para outros SUVs pequenos, como Honda HR-V e Jeep Renegade, além de brigar para superar os novos rivais Hyundai Creta e Nissan Kicks. Seus preços vão te R$ 73.990 a R$ 93.990.
LEIA MAIS: Ford EcoSport ganha versão com câmbio automático do Fusion e motor do Focus
Antes de falar do design do Ford EcoSport , vamos passar pela mudança mecânica. O motor 1.6 Sigma sai de linha, substituído pelo inédito 1.5 Dragon de 137 cv e 16,1 kgfm com etanol. Com três cilindros, é mais eficiente na geração de torque, que chega ao máximo em 4.000 rpm, contra os 4.250 rpm do seu antecessor. Será usado futuramente em outros veículos da marca, como o Fiesta (que será reestilizado neste ano) e Ka, quando começar a ser produzido no Brasil. Por enquanto, é importado da Índia.
Enquanto isso, o 2.0 também passa por mudanças. Retiraram a versão antiga e trocaram pelo mesmo motor utilizado no Focus, tanto hatch quanto sedã. É mais eficiente, com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável, gerando 176 cv e 22,5 kgfm quando abastecido com etanol. Porém, estará disponível apenas na versão automática, enquanto o 1.5 tem a opção com câmbio manual de cinco marchas.
O câmbio automatizado Powershift gerou polêmica na história da fabricante. Por isso, já se movem para tirá-lo de linha. O Eco é o primeiro carro da empresa no Brasil a substituí-lo. Agora conta com uma caixa automática de seis marchas, em duas versões. O motor 2.0 virá com a mesma transmissão usada no Fusion, enquanto o 1.5 usará uma completamente nova, desenvolvida para trabalhar com o tricilindrico.
LEIA MAIS: Ford Fiesta chega renovado atéo fim do ano, sem o novo motor 1.5
Sete airbags de série
Uma das formas da Ford fazer o EcoSport voltar a vender bem é torná-lo atraente para o bolso. Para isso, precisa ter preço e equipamentos. Na versão básica SE, por R$ 73.990, já vem com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), central multimídia de 6,5 polegadas, controle eletrônico de estabilidade e tração e roda de liga leve. Também evitaram um problema das outras marcas, oferecendo apenas um opcional: o câmbio automático, que custa R$ 5 mil para as configurações com motor 1.5.
Outra aposta importante é a central multimídia Sync 3. O sistema estreou no Focus em 2016 e agora chega ao EcoSport, que até o momento ainda usava a primeira versão do Sync, com uma pequena tela comandada por vários botões no entorno. É bem mais moderno, sensível ao toque e com conexão Apple CarPlay e Android Auto, além de vir com GPS a partir da versão Freestyle. O EcoSport SE vem com uma tela de 6,5”, enquanto os modelos acima crescem para 8”.
LEIA MAIS: Ford Fiesta ganha novas versões mais em conta com motor 1.0 EcoBoost
Assim como no lançamento dessa geração, em 2012, o EcoSport está alinhado com a nova face da Ford, atualizando seu design de acordo com a linguagem atual da empresa. Está bem próximo do SUV maior Escape, vendido nos EUA e Europa. A grade subiu, os faróis tem novo formato e o para-choque foi redesenhado. Tiveram um cuidado maior com o interior, usando materiais melhores e fazendo com que o painel seja concentrado em mostrar a tela flutuante da central multimídia. A traseira não mudou – se olhar o novo Eco de costas, dificilmente irá reconhecer se é o novo ou o velho.
Veja os preços e versões do novo Ford EcoSport:
EcoSport SE 1.5 - R$ 73.990
Equipamentos: Ar-condicionado, assistente de partida em rampas, aviso de portas abertas e faróis acesos, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, central multimídia Sync 3 com tela sensível ao toque de 6,5” com Bluetooth e entrada USB, chave canivete com controle remoto, cinto de segurança de três pontos para todos os bancos com aviso de uso, computador de bordo de 2,8”, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção elétrica, gancho para reboque, ganchos ISOFIX para cadeiras infantis, grade frontal ativa, porta-malas com abertura elétrica, retrovisores externos elétricos com luzes de seta integradas, rodas de liga leve de 15”, sensor de estacionamento traseiro, sensor de pressão dos pneus, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e um de joelho), vidros elétricos com função one-touch, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.
Opcional: câmbio automático (R$ 5.000).
EcoSport Freestyle 1.5 - R$ 81.490
Equipamentos: Adiciona ar-condicionado automático e digital, assoalho inteligente do porta-malas, bancos revestidos em tecido e couro, câmera de ré, central multimídia Sync 3 de 8” com navegação por GPS em português, computador de bordo com tela LCD de 4,2”, luzes diurnas em LED, rodas de 16”, sensor de ponto cego e tráfego cruzado.
Opcional: câmbio automático (R$ 5.000).
EcoSport Titanium 2.0 - R$ 93.990
Equipamentos: Na versçao topo de linha, o Ford EcoSport ganha acendimento automático dos faróis, chave com sensor de presença e partida sem chave, espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de xenon, cinco alto falantes e quatro tweeters, sensor de chuva, sistema anti-capotamento, teto solar elétrico.