![Mercedes GLA 200 da linha 2018 ganha retoques no desenho, principalmente na frente, além de novas rodas de aro 18 Mercedes GLA 200 da linha 2018 ganha retoques no desenho, principalmente na frente, além de novas rodas de aro 18](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/cm/lq/zx/cmlqzx8g0ocr8zrrpyihnkq0e.jpg)
Na comparação com o Mercedes GLA anterior, vai ser difícil você notar alguma diferença ao volante da linha 2018. O carro continua com o mesmo conjunto mecânico e aquele rodar silencioso de sempre, pelo o que a reportagem de iG Carros notou durante as primeiras impressões ao dirigir entre a capital paulista e São Sebastião (SP), no litoral norte. As diferenças estão em detalhes, como a nova central multimídia, que antes era um ponto fraco e passou a ser um dos principais atrativos por espelhar totalmente a tela do celular e permitir o uso de navegadores como Waze e Google Maps.
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A conectividade do Mercedes GLA, de fato, melhorou bastante. O novo multimídia funciona bem, com rapidez. E conta com duas entradas USB, já que uma delas precisa ser usada para o espelhamento via cabo. Bom também é que existem novas opções de acabamento, com combinações de cores dos bancos, como preto e bege. Aliás, o capricho do interior continua sendo um dos atrativos do GLA, que tem 15 pontos de iluminação ambiente, inclusive nos bancos e nos pés. O desenho do console central e a superfície do painel também receberam retoques que dão um aspecto ainda mais requintado.
A regulagem elétrica dos bancos contribui com a boa posição de dirigir, assim como os ajustes de altura e profundidade do volante de três raios, que vem com os principais itens do sistema de som e do telefone. Mas ainda é preciso se adaptar a alguns comandos , como o da alavanca do câmbio automático no lado direito da coluna de direção, onde, geralmente, fica o acionamento do limpador de para-brisa. Para acioná-lo, deve-se girar a alavanca da esquerda, algo nada convencional.
Se for viajar com a família, o GLA pode levar três adultos e duas crianças e suas respectivas bagagens sem muito aperto no porta-malas de 421 litros. Há um volume razoável de porta-objetos. Mas para um carro que custa R$ 175.900 na versão Advance 200 faltou um pouco mais de cuidado com alguns detalhes, como os encaixes da cobertura do porta-malas, que parece ter saído de um modelo popular.
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A frente é a parte do GLA 2018 que mais mudou. Os faróis e lanternas ganharam novos detalhes estéticos e passaram a consumir menos energia e a iluminar mais. Além disso, a grade frontal é nova, seguindo o estilo dos mais recentes SUVs da marca alemã, inclusive o maior deles, o GLS. Novas também são as rodas de aro 18 polegadas. E os faróis auxiliares de neblina passaram a ser circulares.
Ao volante, quase nada mudou
De qualquer forma, outro aspecto que chama atenção no GLA 2018 é a firmeza da suspensão somada ao rodar dos pneus run flat 235/50R, de aro 18. Isso acaba contribuindo com a estabilidade nas curvas, mas prejudica um pouco o conforto por não conseguir absorver tão bem as irregularidades do piso. A respeito disso, o modelo da Mercedes ainda transmite a ideia de que está mais para hatch do que SUV compacto, ao contrário dos seus principais concorrentes, o Audi Q3 (que tem 36% do segmento) e o BMW X1 (com 30%).
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Interior do Mercedes GLA 2018 ficou mais caprichado e com sistema multimídia bem melhor que o anterior
Ao acelerar o GLA Advance 2018, com motor 1.6 flex, turbo, de 156 cv, existe apenas fôlego suficiente para ultrapassagens seguras e manter um ritmo de viagem com cinco ocupantes a bordo. Assim como antes, há como escolher por três modos de condução: Ecológico, Esportivo e Confortável por um botão no painel. Na opção mais pacata, o câmbio procura manter o nível de rotação mais baixo possível, priorizando o consumo. Assim, vindo a 120 km/h, em sétima, o contagiros aponta meros 2.000 rpm. De acordo com os dados do Inmetro, com apenas gasolina no tanque de 50 litros, o carro pode fazer 10 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada, o que é apenas razoável.
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O desempenho também não é nenhum estouro, mas o carro agradável de dirigir, com respostas sempre precisas e que transmitem segurança em qualquer situação. O câmbio automático 7G Tronic tem hastes atrás do volante para trocas sequenciais e funciona com rapidez, ajudado pelo sistema de dupla embreagem. A direção consegue ser leve nas manobras e comunicativa em velocidades mais altas. Mas a assistência poderia ser totalmente elétrica, o que garantiria mais leveza nas manobras. De acordo com a fabricante, o Mercedes GLA 200 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atingir 215 km/h.
Confira abaixo os preços da linha 2018 do Mercedes GLA:
GLA Style 1.6 Flex - R$ 158.900
GLA Advance 1.6 Flex - R$ 175.900
GLA Enduro 1.6 Flex - R$ 203.900
GLA Sport 2.0 (211 cv) - R$ 232.900
GLA 45 AMG 2.0 (380 cv) - R$ 359.900