Então chega o dia em que um SUV consegue me convencer que pode ser tão agradável de dirigir quanto uma boa perua. Foi o que aconteceu depois que tive a oportunidade de pegar uma bela estrada ao volante do Audi SQ5, versão esportiva que chega às lojas do Brasil com muita sofisticação, fôlego de sobra e preço para poucos (R$ 397.990). E o valor não inclui o pacote de R$ 12 mil do qual fazem parte itens como a câmera 360° e os sistemas que evitam acidentes ao sair de uma vaga de estacionamento, ou que detectam a iminência de uma colisão e chegam a frear o carro automaticamente.
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Assim como o Q5, o esportivo Audi SQ5 também é fabricado no México e pode ser considerado um lobo em pele de cordeiro. Os itens exclusivos que o diferenciam das demais versões são até discretos. Apenas retrovisores cromados, rodas de aro 20 pintadas de cinza grafite e detalhes foscos na grade dianteira entre os itens principais. Por dentro, os bancos são exclusivos, com uma combinação de couro e Alcantara (uma espécie de camurça, mais sofisticada), o sistema de som é de alta-fidelidade (da renomada Bang Olufusen), com 755 watts e nada menos que 18 alto-falantes, e o porta-copos pode manter bebidas aquecidas ou refrigeradas apenas com o toque de um botão.
Fazia um tempo que não acelerava algo com tanto apetite por asfalto quando o SQ5, um dos SUVs que conseguem animar seu dia depois de alguns quilômetros ao volante, principalmente com trafego livre, desafiando a andar dentro dos limites da via. Claro que toda parafernália eletrônica estava toda ligada para os jornalistas avaliarem o funcionamento dos sistemas que leem as faixas da pista e alertam para inúmeras situações. Mas bom mesmo foi comprovar a eficiência do conjunto mecânico, que inclui motor V6 3.0, turbo, de 354 cv e brutais 51 kgfm, forma que aparece a partir de meros 1.370 rpm e se mantém até 4.500 rpm. Na prática, isso significa que fazer ultrapassagens se torna tão fácil quanto o movimento de pressionar o acelerador. Basta calular a manobra e... voilà.
Além da agilidade, o carro transmite uma sensação de segurança não apenas pela boa rigidez torcional, mas também por contar com recursos como os amortecedores controlados eletronicamente (evitando a inclinação da carroceria das curvas) e a tração integral permamente, que prioriza o envio da força do V6 para as rodas traseiras, transferindo torque para o eixo dianteiro se for preciso. E embora a direção tenha assistência elétrica, consegue ser comunicativa, transmitindo o que acontece entre os largos pneus (255/45R 20) e o piso. Além disso, o volante com base achatada e com hastes para trocas de marchas sequenciais tem boa empunhadura e ajuda numa tocada mais animada.
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Se quiser, o motorista pode escolher por cinco modos de condução diferentes (economia, conforto, automático, esportivo e customizável). Cada um deles faz ajustes em diversos sistemas interligados por nada menos que 90 centrais eletrônicas. Bom também que é o cluster é digital e configurável de acordo com o gosto do freguês. E a lista de recursos disponíveis parece não tem fim. Entre os principais, há head up display (exibe as principais informações do painel no para-brisa) e sistema multimídia de última geração, compatível com Apple Car Play e Android Auto, o que permite espelhar a tela celular na tela de 8,3 polegadas.
E as crianças também cabem
Não apenas de esportividade vive o SQ5. Há espaço suficientre para uma família de cinco pessoas e suas respectivas bagagens no porta-malas cuja capacidade varia entre 550 e 610 litros, dependendo a configuracão dos bancos traseiros, que podem deslizar para frente ou para trás e ter os encostos reclinados. O nível de requinte a bordo chega ao ponto de ter filetes de luz ambiente configuráveis e 2.824 mm de distância entre-eixos (11 mm a mais que a geração anterior), o que garante boa distância para três passageiros se acomodarem sem aperto.
O ar-condicionado digital vem com regulagem de meio em meio grau, com comandos individuais para os ocupantes dos bancos dianteiros e também para os que vão atrás. Ponto positivo também para a central multimídia, que pode ser controlada pelo MMI Touch, recurso que funciona como se fosse um mouse controlado pelos dedos. Basta tocar na base para selecionar os comandos. Há também como usar um SIM Card para gerar uma rede de internet para os ocupantes, o que pouca o uso de dados dos celulares.
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E como opcional, a câmera de 360° ajuda a visualizar a vaga entre dois carros com perfeição. Além disso, é possível acionar o sistema que reconhece vagas perpendiculares ou transversais, contanto que esteja entre dois veículos. A partir disso, consegue mover o volante para estacionar o Audi SQ5, restando ao motorista apenas controlar o movimento do carro pelo freio ou acelerador, de acordo com as indicações na tela do multimídia. Depois de tudo isso, pelo menos em alguns casos, há que se rever os conceitos sobre SUVs, se você torce o nariz para esse tipo de carro e procura por algo espaçoso e que garanta prazer ao dirigir.
Ficha Técnica
Preço: R$ 397.990
Motor: 3.0, V6, turbo,injeção direta
Potência: 354 cv a 5.400 rpm
Torque: 51 kgfm entre 1.370 rpm e 4.500 rpm
Transmissão: automática de oito marchas
Suspensão: independente, braços sobrepostos (dianteira), independente multibraço (traseira)
Freios: discos ventilados nas quatro rodas
Pneus: 255/45 R20
Dimensões: 4,66 m de comprimento, 1,89 de largura e 1,65 de altura.
Tanque: 70 litros
Capacidade do porta-malas: 550 litros
Consumo: 6,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada (na gasolina apenas)
0 a 100 km/h: 5,4 segundos
Vel. máxima: 250 km/h