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Nova geração do SUV dá claros sinais de avanços, mas os rivais vieram atrás. Confira as novidades que a marca alemã preparou para o modelo de luxo

Audi Q5:  SUV fica mais leve, sofisticado e econômico que a geração anterior, mas sobra caro pelos avanços
Carlos Guimarães/iG
Audi Q5: SUV fica mais leve, sofisticado e econômico que a geração anterior, mas sobra caro pelos avanços

O Audi não estava de brincadeira quando desenvolveu a nova geração do Q5, que passa a chegar do México. E isso obrigou os engenheiros alemães de Ingolstadt (Alemanha) a arregaçarem as mangas para preparar algo um pouco mais competitivo. Na cidade ao lado, bávaros olhavam atentamente para sua linha de SUVs e coçaram o queixo para o espaço que existia entre X1 e X3. Ao mesmo tempo, um grupo de projetistas escandinavos se unia em Gotemburgo, na Suécia, para conceber uma investida um pouco mais conversadora. O Volvo XC60 anterior fez muito sucesso, e o objetivo era melhorar a boa receita.

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Parece cenário de filme de guerra, não é? É mais ou menos assim que as fabricantes interpretam, não importando se são alemãs ou escandinavas. O propósito neste confronto é bem simples: destronar o Land Rover Discovery Sport que faz tanto sucesso neste planeta. E é em um destes fronts de batalha que estou andando pela zona sul de São Paulo hoje. Caros leitores, eis que lhes apresento o novo  Audi Q5 Ambition, de R$ 292.990.

Neste momento, você deve estar torcendo o nariz, ou mordendo o canto do lábio. O preço é uma patada no estômago em relação ao que a marca das quatro argolas realmente entrega no Q5. Mas vamos por partes, pois essa carroceria conservadora esconde mais do que poderíamos imaginar. Precisei assumir o volante para entender o trabalho que os engenheiros alemães mencionados no primeiro parágrafo tiveram, ainda mais depois de ter dirigido a desengonçada geração anterior. Hoje posso afirmar que o Audi Q5 finalmente se tornou digno de atenção, mas não tanto do seu dinheiro.

No tamanho, o Audi Q5 está mais para grand-Q3 que mini-Q7 . E isso não chega a ser algo ruim, ainda mais em cidades apertadas como São Paulo. O carro foi feito com o tamanho certo. Tem permissivos 4,66 m de comprimento, 1,89 de largura e 1,65 de altura. Estacioná-lo no shopping também não será um problema, com diversos sensores de estacionamento e câmera de ré. O Audi Q5 quer que você faça tudo da maneira mais simples possível.

Audi Q5: quadro de instrumentos digital e configurável e acabamento e bom gosto, mas os fortes rivais também capricharam bastante
Divulgação
Audi Q5: quadro de instrumentos digital e configurável e acabamento e bom gosto, mas os fortes rivais também capricharam bastante

E essa simplicidade reflete no habitáculo. Com o Q5 estacionado, dá para prestar mais atenção no design fluido e horizontal que a Audi preparou. Em relação ao modelo anterior, a nova geração está nadando de braçadas. mas continua perdendo para o Volvo XC60 no acabamento por conta da falta de variedade nos materiais. Mas assim como o concorrente sueco, a Audi instalou o belo cockpit virtual que ela mesma inventou. Totalmente digital, funciona como uma expansão da central multimídia, podendo reproduzir não apenas as informações convencionais do computador de bordo, mas também dados de navegação, mídia e conectividade.

Entre os pontos fortes do novo Q5 está o espaço interno,  que se mostra suficiente para quatro adultos e uma criança viajarem com conforto. A única ressalva fica por conta do túnel central, que limita o espaço de quem vai sentado no meio. E passando o pé abaixo do parachoque traseiro, descubro um belo porta-malas, com 550 litros de capacidade. É um show, julgando que o XC60 tem apenas 495 litros.

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Pisando com um pouco mais de agressividade no pedal do acelerador, descubro um SUV bem mais esperto que o XC60. O motor 2.0 despeja os 252 cv de potência integralmente de maneira bem fervorosa. E os 37,7 kgfm de torque mostram que o Q5 terá disposição de sobra, independente de estar carregado ou não. Apenas meio segundo deixa o modelo alemão mais rápido que o sueco no 0 a 100 km/h. O Audi atinge essa velocidade em 6,3 segundos, enquanto o XC60 fica na casa dos 6,8 s. Mas você verá que esse detalhe é irrisório na hora de tirar a carteira do bolso. A caixa de câmbio de sete marchas é eficiente, e garante rodar confortável, dentro da média do segmento. Talvez, um a mais pudesse garantir uma melhor nota no consumo. O Audi Q5 afere 8,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, de acordo com Inmetro.

Onde ele derrapa...

Se você está procurando um SUV premium de luxo na faixa dos R$ 270 mil, ficará na dúvida entre quatro carros: Land Rover Discovery Sport Luxury (R$ 272.596), Volvo XC60 R-Design (R$ 269.950), Mercedes-Benz GLC 250 (R$ 264.900) e o Audi Q5 Ambition que, lembramos, custa R$ 292.990. Claro, não podemos esquecer que quem tudo isso também ficará indeciso em levar para casa o BMW X3, de R$ 325.950. Mas é bom lembrar que a nova geração está com chegada confirmada para o primeiro semestre de 2018.

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Fica difícil para o Audi Q5 competir com o preço que a Volvo pede pelo XC60. São R$ 23 mil de diferença que estão garantindo uma posição de destaque para o modelo sueco nas vendas. Afinal, na primeira quinzena de outubro, o XC60 está emplacando seis vezes mais que o SUV das quatro argolas, ganhando novo fôlego para correr atrás do Discovery Sport. 

Ficha Técnica

Preço: R$ 292.990
Motor: 2.0, injeção direta
Potência: 252 cv a 5.000 rpm
Torque: 37,7 kgfm a 1.600 rpm
Transmissão: automática de sete marchas
Suspensão: independente, braços sobrepostos (dianteira), independente multibraço (traseira)
Freios: discos ventilados nas quatro rodas
Pneus: 235/45 R20
Dimensões: 4,66 m de comprimento, 1,89 de largura e 1,65 de altura.
Tanque: 70 litros
Porta-malas: 550 litros
Consumo: 8,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada (apenas gasolina)
0 a 100 km/h: 6,3 segundos
Vel. máxima: 237 km/h

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