A JAC levou a ideia de ter SUVs tão a sério que, em apenas alguns anos, já são quatro em sua linha. Para todos os bolsos, para todos os gostos, incluindo até mesmo o SUV elétrico mais barato do País, o iEV40. Se você procura algo mais em conta, o acertado T40 parte de R$ 66.490. Por R$ 85.990, o T50 é o carro mais equipado de sua categoria, e ainda conta com um verdadeiro galpão em seu porta-malas. O último integrante da família está aqui, e atende pelo nome de JAC T80: o primeiro SUV premium da marca chinesa por R$ 139.990.
LEIA MAIS: Chery lança Tiggo 7 em duas versões, para brigar com o Jeep Compass
Faz sentido, uma vez que Lifan e Caoa Chery também estão investindo na categoria dos SUVs acima de R$ 130 mil. A abordagem das fabricantes é bem parecida, oferecendo utilitários de sete lugares pelo preço dos modelos americanos e europeus que levam apenas cinco pessoas. Se você pensa com o bolso, o JAC T80 acaba se destacando nessa comparação.
Tome como exemplo os modelos Compass, Eclipse Cross, New Tucson e Sportage. De acordo com a JAC, além de serem modelos de apenas cinco lugares, também possuem uma média de 40 cv a menos, são mais apertados e integram menos equipamentos. Neste caso, o presidente da marca, Sérgio Habib, separa a concorrência do T80 em duas categorias: rivais de porte e de preço.
Os rivais mencionados acima estão na mesma faixa de preço do T80, entre R$ 145 mil e R$ 150 mil. Mas o objetivo também é igualar as qualidades de modelos mais caros de sete lugares, como Tiguan Allspace
, Outlander e Sorento. Neste caso, o T80 é 9 centímetros mais longo que o Volkswagen, 9 cm mais largo que o Outlander e R$ 30 mil mais barato que o Kia.
Para um veredito contra qualquer um desses modelos, teremos que aguardar pelo comparativo. Mas deu para sentir que o T80 é um SUV entre os mais competentes de sua categoria. Talvez o mais legal entre os chineses do Brasil, com o pacote opcional de R$ 6 mil que acrescenta sistema de som premium da Infinity, com dez alto-falantes, e teto-solar panorâmico. O porta-malas tem 500 litros com a terceira fileira de bancos rebatida.
O modelo não fica livre de ressalvas. Sua dianteira, por exemplo, é muito parecida com a do irmão T50 . Não dá para condenar a marca por isso, uma vez que a Volkswagen é campeã quando o quesito é replicar o design de seus carros. A traseira também pode dividir opiniões, mas passa toda a atmosfera de sofisticação que os clientes da categoria procuram.
LEIA MAIS: Ford EcoSport Titanium 1.5: como anda o modelo sem estepe na traseira?
Você viu?
Em um primeiro momento, o painel também não agradou. O arranjo de quatro saídas redondas ao centro lembra bastante o dos modelos mais caros da Mercedes-Benz. E ainda há um relógio analógico bem no centro, item frequente nos modelos que fazem sucesso na China, como o Passat.
A central multimídia de dez polegadas é sensível ao toque, mas também pode ser controlada por botões no console central. Sua interface poderia ser mais responsiva e os comandos mais intuitivos, mas o sistema de áudio premium da Infinity realmente merece aplausos pela sonoridade cristalina.
Como anda o JAC T80?
O T80 tem motor 2.0 turbo de 210 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. Logo nos primeiros instantes ao volante, deu para perceber que o modelo da JAC é mais esperto que o rival X80 graças ao câmbio de dupla embreagem. Dessa forma, a transmissão opera com pré-seleção. Quando usa a terceira, por exemplo, a quarta está engatada e basta acoplar a embreagem para efetuar a troca, sem interromper a potência, de forma rápida e suave.
LEIA MAIS: Mercedes-Benz GLE 250 Highway: SUV grandalhão é puro status
Considerando o SUV pesado de 1.790 kg, o T80 é espertinho na cidade. Em velocidades mais altas, entretanto, tem certa dificuldade em retomadas. O pacote de segurança também merece atenção especial: são seis airbags, (frontais, laterais e de cortina), sistema ISOFIX para ancoragem de cadeirinhas, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.
Conclusão
No pacote de conveniências, ainda conta com acendimento automático, luzes diurnas de LED, faróis com regulagem elétrica de altura, luzes de conversão estática, sensor de chuva, cruise control, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e câmera 360° e computador de bordo. Considerando um SUV de sete lugares, bem equipado e a partir R$ 139.990, o JAC T80 é uma ótima opção para famílias grandes. Vale dar um pulo em uma das concessionárias Lifan para dirigir o X80 antes do veredito, mas eu, particularmente, nunca dirigi um produto chinês tão legal quando o T80.
Ficha técnica:
Preço: R$ 139.990
Motor: 2.0, turbo, gasolina
Potência: 210 cv a 5.000 rpm
Torque: 30,6 kgfm a 1.800 rpm
Câmbio: automático, dupla embreagem
Suspensão: McPherson (dianteira), multibraço (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteiro), disco sólido (traseira)
Porta-malas: 500 litros (5 lugares), 150 litros (7 lugares)
Dimensões: 4,79 m (comprimento) , 1,90 (largura), 1,76 (altura), 2,7 (entre-eixos).
0 a 100 km/h: 9,2 segundos
Vel. Máx: 217 km/h
Consumo: 6 km/l (cidade), 10 km/l (estrada)