Opel Astra 2022 foi totalmente reformulado com direito à estreia de nova plataforma EMP2, a mesma  do  Peugeot 308
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Opel Astra 2022 foi totalmente reformulado com direito à estreia de nova plataforma EMP2, a mesma do Peugeot 308


O Opel Astra é um dos carros mais antigos no segmento de compactos da Europa e naquele continente está prestes a receber um novo visual com um design completamente novo, por dentro e por fora, juntamente com a estreia de nova plataforma EMP2, da PSA (Peugeot-Citroën), agora que a tradicional marca alemã não é mais da GM, que a controlou por mais de 80 anos.

A sexta geração do Astra alemão será, como de costume, produzido em Rüsselsheim, e competirá com Volkswagen Golf, Ford Focus, Renault Megane e Skoda Octavia e Peugeot 308 , o qual também compartilha a mesma base com o hatch da Opel , considerando que ambas as marcas fazem parte da Stellantis - o quarto maior fabricante de automóveis do mundo.

Apesar disso, Astra e 308 são bem diferentes. A versão francesa tem uma abordagem mais ousada, enquanto seu primo alemão é mais comedido, com uma aparência mais limpa. No caso do novo Astra , em relação à geração anterior, houve um crescimento de insignificantes quatro milímetros no comprimento total.

Agora são 4.374 mm . Por outro lado, a distância entre eixos foi esticada significativamente em 13 mm (2.675 mm). A largura, por sua vez, aumentou pouco, 1.860 mm (51 mm a mais). No porta-malas, o volume cresceu 52 litros indo para 422 litros.

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Quanto à motorização, a Opel não revelou muitos detalhes, mas a julgar pelo compartilhamento da mesma base com o 308, na Europa espera-se as mesmas opções à gasolina e diesel com potência variando de 110 cv a 225 cv.

Pela primeira vez, uma configuração híbrida de plug-in estará disponível e virá em duas configurações. Dependendo do trem de força, serão oferecidos câmbios manuais de seis marchas e automáticos de oito .

Outra mudança ocorre no conjunto óptico como era de se esperar, a inclusão da a tecnologia de LED de matriz do carro-chefe Insignia , com nada menos que 84 diodos emissores de luz por conjunto de faróis. O controle de cruzeiro com stop & go está disponível, assim como um head-up display e uma câmera de 360 ​​graus.

Na parte interna, há sutilezas e um painel mais clean e funcional, com poucos botões convencionais e atalhos para funções usadas com frequência. A maioria das configurações pode ser acessada por meio da tela sensível ao toque de 10 polegadas do sistema de infoentretenimento. À sua esquerda, um painel de instrumentos totalmente digital tem o mesmo tamanho.

Astra também esteve de passagem no Brasil

Chevrolet Astra GSi versão mais potente e equipada do modelo que foi fabricada no Brasil entre 1998 e 2011
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Chevrolet Astra GSi versão mais potente e equipada do modelo que foi fabricada no Brasil entre 1998 e 2011

Além do hatch que tem previsão de encomendas para o final do segundo semestre deste ano, com entregas para início de 2022, por lá ainda a Opel ainda oferecerá a versão perua, cuja divulgação da nova geração deve ocorrer em breve.

Segundo notas e informações da imprensa especializada, esta será a última geração equipada com motores a combustão na Europa, pois a marca prometeu migrar apenas para a nova tecnologia dos elétricos na Europa até 2028.

No Brasil, o Astra teve uma tímida participação nos segmentos dos hatch médios. Começou a ser nacionalizado a partir de 1998, ganhou versão Sedan e em 2000, a configuração minivan (Zafira) . Além disso, recebeu a tecnologia flexível de combustível e poucas alterações de estilo até sair de cena em 2011.

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