A Renault lança a linha 2023 do Kwid com algumas novidades que começam com a frente reestilizada e que passa a ter faróis nos para-choques e luz diurna elevada entre os destaques. Na traseira, as lanternas continuam com o mesmo formato, mas agora usam apenas LED no lugar das lâmpadas convencionais.
Entre as mudanças também há opção de novas rodas com acabamento diamantado e pintura de dois tons na versão Intense do Kwid 2023 . Além disso, o cluster agora é digital e a central multimídia passa a ter tela de 8 polegadas com indicador de temperatura externa e controle satélite na coluna de direção. E o acabamento ficou mais caprichado, com nova padronagem de tecido dos bancos.
Demos uma volta breve com o Kwid 2023 em um dia bem chuvoso em São Paulo. Além do curioso limpador único de para-brisa, o que também chamou atenção no carro é a melhoria no isolamento acústico e a maior eficiência em economizar combustível pelas mudanças que foram adotadas, entre as quais os sistemas Stop&Start e ESM (Energy Smart Management) de regeneração.
O primeiro desliga o motor toda vez que o carro é parado, tornando a ligar novamente quando o pedal de freio deixar de ser acionado. E o outro, nas desacelerações, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível e sem tirar energia do motor para carregar a bateria. Conforme a Renault , esse sistema garante um consumo até 2% menor.
Mas o motor 1.0 é o mesmo, apenas com recalibragem no módulo eletrônico, o que levou a potência máxima para 71 cv com etanol e 68 cv com gasolina. Conforme o Inmetro, o Kwid 2023 pode fazer 15,3 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol na cidade e, na estrada, 15,7 km/l e 11 km/l, respectivamente.
Bom também é que o carro conta com sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) , por meio de um sinal luminoso no painel, e dos pneus verdes, que têm 20% a menos de resistência de rolagem, também contribuem para a redução do consumo de combustível e da emissão de CO2.
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O controle eletrônico de estabilidade foi bem-vindo, uma vez que a boa altura do solo (18,5 cm) junto com as estreitas rodas de aro 14 exigem certa cautela nas curvas.
Em contrapartida, em trechos urbanos de baixa velocidade, o carro se sai bem ao passar por lombadas e valetas com alguma dose de conforto. Aliás, com o acabamento de mais qualidade e os mostradores digitais , vem uma sensação de estar dirigindo um carro de maior valor agregado.
Interior mais caprichado
Porém, o Kwid se mantém apertado por dentro, já que não houve mudanças no espaço interno, suficiente para levar quatro ocupantes com alguma folga. Um quinto elemento ficaria incômodo no banco traseiro.
E o porta-malas continua com os mesmos 290 litros de bagagem, apenas para o trivial do dia a dia, como uma ida semanal ao supermercado. Legal mesmo é a leveza da direção e da alavanca de câmbio, que tornam o carro fácil e prático nos grandes centros urbanos.
Com as melhorias que recebeu, o Renault Kwid 2023 deixa de ser um modelo extremamente simples, como foi concebido. E passa a ter um certo nível de sofisticação em um segmento que tem o Fiat Mobi como principal concorrente em um mercado em que o ticket médio subiu bastante e onde os SUVs reinam com cada vez mais força. Confira abaixo como ficaram os preços do subcompacto.
Renault Kwid Zen 2023 (antes R$ 59.890) R$ 59.890
Renault Kwid Intense 2023 (R$ 61.590) R$ 64.190
Renault Kwid Outsider 2023 (R$ 62.990) R$ 67.690