Linha 2023 do Porsche Macan tem como novidade principal a estreia da versão T
Divulgação
Linha 2023 do Porsche Macan tem como novidade principal a estreia da versão T

SUV da Porsche ? Essa pergunta certamente foi feita pelos proprietários e puristas quando o Cayenne foi lançado há quase duas décadas. Dez anos depois, em 2014, com uma posição consolidada no mercado e a certeza de ter feito um ótimo acerto de marketing a marca alemã lançou outra novidade.

O Macan chegou para disputar o segmento dos SUVs compactos premium e enfrentar concorrentes como Audi Q3 e BMW X1 . Porém uma característica que se tornou muito apreciada pelos motoristas foi o ótimo acerto dinâmico do modelo e seu desenvolvimento focado nessa premissa.

Vale ressaltar que ainda estamos na primeira geração. A Porsche convidou a imprensa especializada para conhecer a terceira reestilização do modelo. Agora vale salientar o desenho da dianteira inspirado no modelo de corrida  917 , novo interior e também a traseira, que conta com um extensor de lanternas muito bem posicionado e em conformidade com o design do restante da linha.

São três versões: Macan, Macan S e Macan GTS . Nesse momento de pré venda está sendo oferecida a Macan T , uma versão que traz elementos visuais diferentes, como os logotipos e rodas pintados na cor cinza, além de equipamentos de série que são opcionais na versão de entrada.

Hora de guiar. Essa sempre é a parte mais divertida para todos nós entusiastas. Especialmente porque o Macan conseguiu sintetizar com perfeição o verdadeiro espírito da marca alemã, ou seja, é um SUV com acerto de carro de passeio.

A primeira impressão positiva diz respeito à ergonomia. Com o novo console central, presente agora em toda a linha Porsche , o motorista tem a sensação de estar dirigindo um veículo mais baixo. Por ali encontramos todos os comandos necessários, incluindo o enrijecimento da suspensão e modos dinâmicos na multimídia de 10,9 polegadas.

Leia Também

Leia Também

O motor de 2 litros turbo entrega 265 cv e um torque generoso de 40,7 kgfm de maneira competente a partir das 1.800 rpm. Essa é uma característica do downsizing , com o propulsor sempre cheio. Associado a esse conjunto temos a excelente transmissão PDK , com sete velocidades e dupla embreagem, sempre preparada para ir ao mercado ou algum track day .

Centro de gravidade baixo, entreeixos curto e o já citado conjunto mecânico fazem do Macan uma opção bastante divertida. Especialmente quando o caminho à frente tem muitas curvas e subidas. É aí que ele mostra o seu espírito de Porsche . O ronco do motor quatro cilindros não é algo significativo mas ajuda a entrar no clima.

Tivemos a oportunidade de testar a versão de entrada do modelo. Ela estava equipada com o pacote Sport Chrono , que traz alguns itens, como o volante mais esportivo.

Vale salientar também a tração integral Porsche Traction Management (PTM) e vetorização de toque, que mantém o carro colado no asfalto mesmo em situações quase críticas. As rodas de 20 polegadas com pneus de perfil baixo, opcionais nessa versão, também fazem bem o seu papel.

As outras versões do modelo são ainda mais agressivas. A S traz o motor V6 de 2,9 litros , biturbo, com 380 cv enquanto que a GTS o mesmo motor V6 de 2,9 litros , biturbo, porém com 480 cv . Resumindo: as sensações descritas nos parágrafos acima com uma pitada a mais de diversão.

Os preços sugeridos são de R$ 439.000 (Macan), R$ 569.000 (Macan S) e R$ 669.000 (Macan GTS) . A linha já está sendo vendida como modelo 2023. Provavelmente, a próxima geração do Macan será elétrica. Portanto, para os fãs de um belo ronco de motor ecoando pela estrada, no caso do V6 , esta parece ser a última oportunidade.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários