Lançado pela primeira vez em 1998, o utilitário esportivo RX da Lexus já está em sua quinta geração e passa a ter várias novidades que vão desde o design ainda mais esportivo até pelo pacote de itens tecnológicos.
Por fora, o novo desenho da carroceria do Lexus RX mantém o DNA, mas sem deixar de fora as exigentes mudanças e melhorias para manter a competitividade. Os para-choques, faróis de LED e grade são novos e estão ligeiramente maiores e na traseira. Além disso, a marca optou por lanternas interligadas com o nome ‘Lexus’ ao centro.
De acordo com a marca japonesa, a nova geração do SUV ficou 90 kg mais leve com melhor distribuição de peso. Em contrapartida, as dimensões são praticamente as mesmas: 4,89 metros de comprimento e 1,92 m de largura (2,5 cm a mais) e entre-eixos de 2,85 m (6 cm a mais). Com 15 mm à frente e 50 mm atrás nas bitolas, a robustez fica realçada com a com a combinação do jogo de rodas de 21”.
Feito sobre a plataforma GA-K do grupo Toyota , o utilitário de luxo passa a contar com o novo assistente virtual que obedece aos comandos de voz do motorista como, por exemplo ligar o ar-condicionado, destrancar e trancar as portas, entre outras ordens.
Uma expressão da hospitalidade Lexus 'Omotenashi', o recurso 'Lexus Mood Selector' permite que os ocupantes personalizem a iluminação ambiente do RX a partir de uma paleta de 64 cores e 14 temas personalizados.
No interior, fontes de informação como tela do sistema multimídia de 9,8” ou 14” (opcional), tela multi-informação, medidor de discagem única, medidores centralizados e head-up display estão agrupados mais ergonomicamente garantindo o mínimo de movimento dos olhos e da cabeça.
A direção semiautônoma também estará disponível, além do Lexus Safety System+ 3.0 com controlador de velocidade adaptativo, controle da velocidade em curvas, e alerta de colisão com frenagem autônoma.
Outra atualização ficou por conta do reconhecimento de pedestres que ficou mais sensível contribuindo ainda mais na prevenção de acidentes. O novo RX está disponível com um sistema Advanced Park que ajuda a estacionar usando o controle automatizado da operação de mudança de direção e frenagem.
O sistema funciona com ajuda de quatro câmeras do carro e 12 sensores ultrassônicos para obter uma imagem completa dos arredores do carro. Ele também reconhecerá até três vagas de estacionamento usadas regularmente.
Na motorização, são três opções. Na versão de entrada RX 350, o motor é um turbo (a combustão) 2.4 de 279 cv e 43,8 kgfm - em substituição ao V6 de 3,5 litros - associado a um câmbio automático de 8 marchas. Há opções de tração dianteira ou integral. De 0 a 100 km/h são feitos em 7,1 segundos (4x4). Em termos de consumo, a média de 10,2 km/l.
Já o RX 350h há o 2.5 aspirado, que combina a um sistema híbrido leve com média de consumo de 14 km/l, diz a fabricante. São 249 cv e 32,2 kgfm, e de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Este tem câmbio CVT e tração integral.
Por fim, a RX 500h F Sport Performance , o conjunto híbrido plug-in com tração integral Direct4, combinando o 2.4 turbo da configuração 350 , com um elétrico no eixo traseiro que somam 372 cv e torque de 55 kgfm. O câmbio automático tem 6 marchas. O 0 a 100 km/h é feito em 6 segundos.
De acordo com a fabricante, seu lançamento está previsto para o fim deste ano com as primeiras entregas feitas ao mercado norte-americano, seguida de Ásia e no brasileiro, a previsão é que seja apresentado só no início da segunda quinzena de 2023.