Além do Mercedes GLB , o GLA também chegará ao Brasil igual seu irmão maior, mas o SUV cupê ostenta um toque extra de esportividade. Ambos modelos foram apresentados na Europa no início do ano, mas o GLA permanece mais fiel ao seu antecessor, com poucas mudanças visuais. No entanto, a grande novidade é o motor híbrido-leve nas duas versões disponíveis: a GLA 200 AMG Line e AMG GLA 35 , com preços de R$ 369.900 e R$ 539.900, respectivamente.
Se o GLB passou por mudanças sutis, o GLA recebeu atualizações ainda mais discretas. Na dianteira, as alterações são quase imperceptíveis, com uma grade levemente redesenhada e para-choques dianteiros adotam um novo desenho. Agora, as entradas de ar nas laterais não são mais conectadas por um filete que atravessava o para-choque no modelo 2023, e sem acabamento preto brilhante, que agora adota a cor do veículo. Além disso, o modelo apresenta novas lanternas com assinatura de LEDs. No caso do modelo AMG, o visual exterior adota mudanças como o seu antecessor, com uma grade de linhas verticais e rodas de 20 polegadas.
Na lateral, as saias das rodas agora acompanham a cor do veículo, diferente do anterior que era em preto fosco. O rack do teto, que também era preto fosco, adere agora um acabamento cromado.
O interior é o mesmo que vemos no seu irmão GLB. A Mercedes optou por não mexer muito , mas trouxe alguns diferenciais interessantes. As duas telas têm 7 polegadas e 10,25’’respectivamente para o painel de instrumentos e o multimídia. Há um pacote opcional que substitui o painel de instrumentos por uma tela de 10,25 polegadas. O Apple CarPlay e Android Auto agora são sem fio. O volante tem revestimento em couro Nappa. A Mercedes incluiu também o MBUX, o mais novo sistema de inteligência artificial (IA) da marca, que é capaz de aprender e se adaptar ao proprietário do veículo, personalizando a experiência a bordo.
A maior novidade fica para a versão AMG, que trará o volante touch de três raios da nova linha 2024 , com botões com comandos sensíveis ao toque e o inédito aquecimento para as mãos. Além disso, o pacote AMG adiciona sistema de som Burmester , rodas aro 21 , suspensões AMG , cintos de segurança vermelhos e assento esportivo com a grafia AMG.
O console central ficou mais inclinado e perdeu o touchpad , liberando mais espaço para os porta objetos. Foi adicionado vídeo-game quando o veículo está parado, mas esse é um pacote extra oferecido. Por fim, o GLA oferece mais portas USB-C e filetes de iluminação.
A segurança também foi aprimorada, e o assistente de manutenção de faixa é controlado mais precisamente pela direção ativa.
O GLA traz o mesmo sistema de motorização do GLB , desenvolvido em parceria com a Renault . Além disso, o motor possui a nova novidade de u m motor elétrico de 48 volts, que gera 14 cv adicionais em ultrapassagens. Exceto isso, o motor é o conhecido 1.3 turbo quatro cilindros, que entrega 163 cv de potência e 27,5 kgfm já a 2.000 rpm e chega aos 205 km/h de velocidade máxima. Tudo isso emparelhado com o câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas, fazendo o 0 a 100 km/h em 8,9 segundos Já a versão AMG faz o SUV cupê uma verdadeira máquina vertiginosa. O motor é o mesmo 2.0 turbo de 306 cv de potência e 40,8 kgfm aos 2500 rpm , quatro cilindros atrelado ao câmbio AMG Speedshift DCT de oito marchas já conhecido. A diferenciação também fica por conta do motor híbrido-leve de 48 volts. A versão AMG GLB 35 4MATIC faz de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e pode chegar aos 250 km/h de velocidade máxima controlada eletronicamente.