Após estrear em março deste ano na Europa, a Mercedes lançará oficialmente, nesta semana, o GLB no Brasil. O novo SUV de entrada da marca ganhou novas linhas no design. Mas a maior novidade fica para o motor híbrido-leve para a versão de entrada, o GLB 200 Progressive. Além desta, a marca alemã trará a linha AMG do GLB, batizada de AMG GLB 35 4MATIC.
A gama de preços varia cerca de R$ 170.00,00. A versão de entrada , a GLB 200 Progressive sairá por R$ 389.900,00 e a versão AMG GLB 35 4MATIC chegará aos R$ 559.900,00.
As alterações no design são sutis. A dianteira apresenta uma nova grade ligeiramente ampliada, substituindo a grade tipo colmeia por quatro listras cromadas e um emblema da Mercedes-Benz maior em sua parte central. O para-choque também foi revisado, adotando linhas maiores, dando uma aparência ligeiramente mais agressiva.
Na lateral, o crossover não teve nenhuma mudança, mas as rodas na versão de entrada são de 17 polegadas, podendo variar de 18 a 20 polegadas como opcionais.
A traseira continua muito parecida, a diferença está nos conjuntos de iluminação. As lanternas mantiveram o seu recorte (sem mudar de tamanho), agora equipadas com assinaturas de LED.
E como complemento no visual, a montadora disponibilizará um pacote com a nova pintura azul Spectral Blue Metallic.
No interior, a Mercedes também optou por não mexer muito, mas trouxe alguns diferenciais. As duas telas têm 7 polegadas e 10,25 respectivamente para o painel de instrumentos e o multimídia. Duas telas de 10,25 polegadas são opcionais. O Apple CarPlay e Android Auto agora são sem fio. O volante tem revestimento em couro Nappa. A Mercedes incluiu também o MBUX, o mais novo sistema de inteligência artificial (IA) da marca, que é capaz de aprender e se adaptar ao proprietário do veículo, personalizando a experiência a bordo.
A maior novidade fica para a versão AMG , que trará o volante touch de três raios da nova linha 2024, com botões touch e o inédito aquecimento para as mãos. Além disso, o pacote AMG adiciona sistema de som Burmester, rodas aro 21, suspensões AMG, cintos de seguranças vermelhos e assento esportivo com a grafia AMG.
O console central ficou mais inclinado e perdeu o touchpad, liberando mais espaço para os portas objetos. Foi adicionado vídeo-game quando o veículo está parado, mas esse é um pacote extra oferecido. Por fim, o GLB oferece mais portas USB-C e filetes de iluminação.
A segurança também foi bem investida - com a assistente de manutenção de faixa controlado mais precisamente pela direção ativa.
Mas é sob o capô que a mudança mais notável do GLB aparece. O SUV recebeu a atualização com um conjunto híbrido leve de 48V.
Segundo a Mercedes, ele pode gerar 14 cv adicionais em ultrapassagens. Exceto isso, o motor é o conhecido 1.3 turbo quatro cilindros, que entrega 163 cv de potência e 27,5 kgfm já a 2.000 rpm. Emparelhado com o câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas , o conjunto o leva de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos
Já a versão AMG faz o SUV se destacar como um verdadeiro esportivo. O motor é o mesmo 2.0 turbo de 306 cv de potência e 40,8 kgfm, quatro cilindros atrelado ao câmbio AMG Speedshift DCT de oito marchas já conhecido. A diferenciação também fica por conta do motor híbrido-leve de 48 volts, que oferece 14 cv a mais nas ultrapassagens. AMG GLB 35 4MATIC faz de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e pode chegar aos 250 km/h de velocidade máxima controlada eletronicamente.