Mercedes-Benz Classe A 200 AMG Line recebeu facelift discreto
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Mercedes-Benz Classe A 200 AMG Line recebeu facelift discreto

O Mercedes-Benz Classe A pode ser o hatch mais barato da marca, mas, ainda assim, é para a classe A, como bem atesta a versão renovada do carro. O hatch médio chega ao Brasil por R$ 344.900, valor pedido pela configuração A 200 AMG Line.

Ele tem dois problemas. Primeiro: é mais caro do que os R$ 331.950 do BMW 118i e, para completar, passa e muito dos R$ 299.990 do Audi A3 Sportback Performance Black 40 TFSI S.

Em relação ao BMW, o Mercedes tem a vantagem de ter motor 1.3 turbo de 163 cv de potência e  27,5 kgfm de torque, quatro cilindros criado em uma parceria com a Renault, enquanto o rival investe no 1.5 turbo de três cilindros, 140 cv e 22,4 kgfm. Ambos são casados com câmbios automáticos de dupla embreagem e sete marchas. 

O A200 se destaca ainda por ter sistema híbrido leve, tecnologia de 48V que serve como um super alternador e permite, entre outras coisas, rodar com o motor a combustão desligado em determinadas situações.

Resultado: o A200 arranca de zero a 100 km/h em 8,2 segundos e vai aos 225 km/h, contra 8,5 s e 211 km/h do 118i. 

Só que a coisa muda de figura ao ser comparado ao A3 Sportback, uma vez que o Audi tem motor 2.0 TFSI de 190 cv e 32,6 kgfm, quatro cilindros que trabalha em dupla com uma caixa também automática de dupla embreagem de sete velocidades. Com um conjunto bem mais forte, o concorrente parte da imobilidade e cruza os 100 km/h em 7,4 s e toca nos 241 km/h. 

Sem estripulias, o facelift deu uma cara mais nervosinha para o carro. Já dá para notar isso facilmente ao vê-lo de frente. Ali, o novo para-choque com fendas maiores e o capô com nervuras deu a impressão de que aquela parte ficou mais projetada à frente. 

Lanternas traseiras ganharam elementos de LED ligeiramente diferentes
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Lanternas traseiras ganharam elementos de LED ligeiramente diferentes

As demais partes da carroceria não mudaram na mesma medida da dianteira. Lateralmente, apenas as rodas aro 18 com pneus 225/45 são novidade. Atrás, os elementos internos das lanternas de LED mudam menos do que ligeiramente, enquanto o difusor é novo. Nada disso é um problema em um hatch que, mesmo passados quatro anos de mercado, ainda é muito belo.

Por dentro, o interior manteve a maior parte do estilo, as mudanças estão no console central redesenhado, além dos revestimentos diferentes, com acabamento em DINAMICA no painel e bancos, nome registrado que batiza um revestimento que lembra camurça e ostenta costura vermelha pespontada nos bancos.

De série, o Classe A oferece assistente digital com acionamento por voz, telas de 10,2 polegadas para painel e multimídia, faróis full LED com facho alto adaptativo, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, ar-condicionado digital, teto solar panorâmico, seis airbags, controles de tração e de estabilidade e partida em rampa. O 118i e o A3 têm de diferente ar-condicionado de duas zonas, no demais, também eles têm a maioria dos equipamentos, lista que inclui assistente por voz. Ao Audi, falta apenas o teto solar.

Lamentavelmente, os três poderiam mostrar na lista de itens de fábrica coisas simples como aviso de ponto cego, frenagem automática, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de mudança e permanência em faixa, entre outros, afinal, estamos falando de salvaguardas que modelos que custam cerca da metade do preço deles trazem.

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