A Mercedes-Benz anunciou a chegada da sexta geração do Classe E ao mercado brasileiro apostando em conectividade e serviços online , sendo o primeiro veículo da marca a oferecer o sistema “ Mercedes me Connect ”.
Revelada na Europa no ano passado, a sexta geração do Classe E chega pensando no presente e no futuro, mas sem esquecer da tradição da fabricante de fazer sedãs.
Com capô longo e três volumes muito bem definidos, o Classe E é um sedã clássico. A dianteira se destaca pelas linhas arredondadas na base dos faróis, que agora estão mais próximos da grade dianteira. Para não perder o costume, a tradicional estrela da Mercedes está posicionada sob o capô.
A traseira traz luzes em LED com um novo desenho, similar ao já visto em outros carros da marca, e a parte iluminada agora exibe a tradicional estrela da marca.
Se por fora a Mercedes não inova muito, é no interior que o Classe E traz suas principais mudanças.
O principal destaque é o “ Superscreen ” uma peça de vidro adiciona uma tela multimídia adicional outra para o passageiro e se estende até o display central da do modelo.
O sistema conta com o assistente MBUX , que traz conexão 5G , o que permite respostas mais velozes, som Dolby Atmos , navegador de internet próprio, câmera de selfie e até inteligência virtual que pode configura os sistemas de conforto do veículo baseado nas preferências que cada ocupante mais utiliza, além dos comandos de voz , já presentes em outros carros da marca.
Motor Híbrido-leve
O Classe E traz uma motorização híbrida-leve , combinando o motor 2.0 quatro cilindros a gasolina e um arranque-alternador integrado capaz de entregar um torque extra. Combinados, o sistema entrega 258 cv e 40,78 kgfm de torque , que junto do câmbio de nove velocidades, levam o sedã de 1.855 kg de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos , com velocidade limitada a 250 km/h.
Segundo a Mercedes-Benz, o arranque-alternador integrado desse sistema é capaz de oferecer 23 cv e até 20,9 kgfm de torque em alguns momentos , somente quando o veículo entender que é uma situação que demanda essa potência extra. Pode parecer pouco, mas em situações de ultrapassagem, 20,9 kgfm de torque fazem diferença .
Esse sistema também favorece o consumo de combustível , uma vez que, em determinadas condições, o motor a combustão é desligado e o carro fica se movendo sem gastar mais energia . Isso é possível porque o conjunto motriz monitora diversos parâmetros, como por exemplo a distância do veículo à frente, e pode mover o carro apenas com a força do arranque-alternador.
A suspensão pneumática traz braços de controle individual na dianteira e configuração independente multilink nas rodas traseiras. A Mercedes diz que o sistema traz amortecimento ajustável ADS+ e eixo traseiro direcional em até 4,5 graus , o que faz o 300E apontar mais rápido nas curvas e também reduz o diâmetro de giro em até 90 cm .
Sistemas de assistência ativa
O Classe E não é o principal sedã da Mercedes, posto ocupado pelo Classe S , mas traz diversos itens de segurança ativa , como por exemplo, assistente de distância, frenagem, manutenção de faixa, ponto cego, sistema de proteção para pedestres e de estacionamento com câmera 360°.
O veículo ainda conta com o “ Attention Assist ”, que monitora os olhos do condutor e percebe se o motorista tirou os olhos da estrada. Se o olhar do condutor não retomar o foco, o sistema toca uma música e dá um alerta visual, que evolui para um alerta contínuo, e em caso negativo, o sistema de frenagem de emergência entra em ação e para o veículo.
Amigo do Meio ambiente
Além da motorização híbrida-leve que ajuda no consumo de combustível e redução de emissão de poluentes, o Mercedes-Benz 300E utiliza componentes feitos parcialmente a partir de materiais reciclados e matérias-primas renováveis. Os bancos utilizam materiais reciclados na sua composição e o estofamento usa lã de alpaca em conjunto com um material reciclado.
O Novo Mercedes-Benz E300 já pode se encomendado em todos os concessionários da marca e é vendido por R$ 639.900 .