A Chevrolet apresentou oficialmente nesta quinta-feira (21) o novo Spin , que passou por uma grande reformulação e agora é considerado pela marca um crossover , e não mais uma minivan.
A novidade chega ao mercado com a missão de manter vivo o legado da Spin , que chegou em 2012 e até então reinava sozinha no segmento de carros de sete lugares no país até o lançamento do Citroën C3 Aircross. Segundo a Chevrolet , o modelo apresenta o maior índice de fidelidade na marca, com 70% dos compradores repetindo a compra.
Visualmente, o novo Spin não é novidade, já que foram divulgadas fotos do modelo , porém, o crossover se destaca por ser diferente dos demais modelos oferecidos pela Chevrolet no Brasil, o que reflete na nova identidade visual que a montadora trará para os futuros veículos - o Spin é o primeiro. A dianteira em nada lembra o facelift anterior, trazendo faróis full LED com formato exclusivo e um elemento de design na horizontal, separando o farol das luzes auxiliares de neblina. Segundo a fabricante, o capô agora está mais elevado.
A lateral é praticamente a mesma do modelo anterior, o que destaca que o Spin não teve uma mudança de geração, somente uma profunda reestilização para se manter mais competitivo. No entanto, as rodas possuem um visual totalmente renovado e tiveram um pequeno deslocamento para maior estabilidade.
A traseira recebeu novo para-choque e novas lanternas, que ficaram maiores em relação ao Spin que conhecemos. O novo modelo também recebeu apliques na tampa traseira, para passar uma imagem de veículo mais premium.
Debaixo do capô o novo Spin também não apresenta novidades em termos de potência. O motor segue sendo o 1.8 aspirado SPE/4 ECO que oferece 106/111 cv (gasolina/etanol) e 16,8/17,7 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual ou automática de seis velocidades. Segundo a GM , o propulsor passou por uma série de atualizações para melhorar a eficiência energética e reduzir a emissão de poluentes e de ruídos. Segundo a fabricante, o novo Spin apresenta redução de até 11% no consumo de combustível, o que significa 50 km extras de alcance a cada tanque de gasolina.
De acordo com o Inmetro, os números de consumo são de 7,3 km/l com etanol em ciclo urbano e 9,3 km/l na estrada. Com gasolina são 10,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada.
Segundo a Chevrolet o Spin também passou por melhorias no sistema de suspensão (16 mm mais alto), que conta com novos amortecedores, bitolas mais largas, e uma altura em relação ao solo maior. Por ser mais alto, o novo Spin apresenta ângulo de entrada de 16,6º e 24,4º de saída.
Sem dar detalhes de dimensões, a Chevrolet afirma que o Spin está 34 mm mais largo e que mede 4,42 metros de comprimento. O porta-malas conta com até 756 litros de volume.
É internamente onde o Spin apresenta as maiores novidades. A cabine do crossover foi completamente redesenhada e agora oferece painel de instrumentos digital de 8 polegadas e central multimídia MyLink de 11” , que juntos formam o “Virtual Cockpit System” . Esse sistema permite alto nível de customização das informações mostradas para o condutor. Além disso, o Spin conta com o sistema de concierge OnStar e Wi-fi integrado. O ar-condicionado agora pode ser de duas zonas e oferece sistema de ventilação para a segunda fileira de bancos.
Em termos de segurança, o Spin oferece seis airbags (frontais, laterais, e cortina até a terceira fileira de bancos), alerta de colisão frontal, frenagem de emergência em baixas velocidades, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro e limitador de velocidade.
Segundo a Chevrolet
, o Spin
será oferecido em três versões: LT, LTZ e Premier
. Os preços não foram revelados, mas o modelo anterior é ofertado no site da marca com valores entre R$ 106.670
na versão LS
manual e R$ 139.470
na opção Active7.