A Toyota anunciou hoje (04) a chegada do novo RAV4 PHEV (híbrido plug-in) ao Brasil por R$ 399.990. O SUV em si não é nenhuma novidade globalmente; ele já é vendido na Europa e no mercado norte-americano há algum tempo, mas só agora o modelo desembarca no Brasil. Pela primeira vez a Toyota traz um veículo híbrido plug-in ao país, e graças a essa tecnologia, o RAV4 pode fazer até 35 km/l. A versão que chega é a topo de linha vendida lá fora, a XSE.
Por ser um sistema híbrido plug-in, o modelo oferece carregamento pela tomada, como o GWM Haval H6 PHEV e GT , além do BYD Song Plus , que aliás são seus concorrentes diretos, mesmo custando bem menos. O Honda CR-V e-HEV também é um oponente, mas utiliza o próprio motor a combustão para recarregar as baterias. O SUV vem equipado com um carregador portátil de 2,3Kw e um wallbox de 7,4Kw, que permite a recarga das baterias de 18,8 kWh em 2,5 horas.
As baterias garantem uma autonomia de 55 km apenas no modo elétrico , razoável para o brasileiro. Mas mesmo assim, o RAV4 fica bem atrás do Haval H6 , que consegue andar até 170 km apenas no modo elétrico, mas acima do Song Plus , que roda apenas 51 km na eletricidade. Algo interessante, pois a Toyota ainda não oferece nenhum carro 100% elétrico.
O conjunto faz o RAV4 ser o mais potente da história, já que ele é composto por um motor 2,5 litros, aspirado, quatro cilindros de 185 cv e 22,8 kgfm de torque ligado a dois motores elétricos, um que fica posicionados na dianteira, oferecendo 182 cv e 27,5 kgfm de torque, e outro traseiro que adiciona mais 54 cv e 12,4 kgfm de torque. Este conjunto entrega uma potência combinada de 306 cv e, aliado à transmissão CVT, leva o RAV4 de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos. O torque combinado não é divulgado, algo normal da Toyota em modelos híbridos.
O grande diferencial, além do novo motor, é o consumo, que chega aos incríveis 35 km/l na cidade e 30 km/l na estrada, segundo o Inmetro. Lembrando que o modelo é movido exclusivamente a gasolina, e caso a bateria não esteja 100% carregada, apenas com o motor a gasolina em funcionamento, esses números caem drasticamente para 14 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada , o que não deixa de ser ruim pelo porte do veículo.
O RAV4 possui quatro modos de operação diferentes para seu sistema híbrido plug-in: Modo Normal, Modo ECO, Modo EV (elétrico), Modo Sport.
No exterior, o modelo é vendido em mais versões, mas a Toyota trouxe o modelo topo de linha com motor PHEV , o que dá mais atributos em relação à versão SX . Um dos exemplos é a nova central multimídia de 10,5 polegadas com conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, computador de bordo com tela TFT de 12,3 polegadas, Head-up display (projetor no para-brisa) colorido que apresenta informações de velocidade, TSS, reconhecimento de placa e informação central multimídia.
No quesito itens de conveniência, o SUV dispõe de ar-condicionado digital de duas zonas e acionamento remoto, além de abertura e fechamento da tampa do porta-malas. O RAV4 nesta versão híbrida plug-in ainda oferece espelhos retrovisores externos elétricos com sistema de aquecimento (desembaçador). Há também sistema de permanência em faixa, sem centralizador, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, assistência de farol alto, alerta de ponto cego, farol alto automático, além dos sete airbags.
Como todos os produtos da marca Toyota no Brasil , o RAV4 Plug-in Hybrid tem garantia de 5 anos, com o acréscimo de 3 anos em garantia para o sistema híbrido/elétrico, ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro). O SUV chega ao mercado em cinco opções de cores: Branco Lunar, Prata Metálico, Cinza, Azul Topázio e Vermelho Emoção. Independentemente da cor escolhida, o teto do RAV4 Plug-in Hybrid sempre é na cor preta.
Lembrando que a versão, que agora virou de entrada, RAV4 SX HEV, permanecerá sendo vendida por R$ 349.290 com motor de potência combinada de 222 cv e 27,9 kgfm de torque atrelado ao câmbio CVT de seis velocidades.