Audi A5  Divulgação/Audi
Audi A5 Divulgação/Audi
Audi A5  Divulgação/Audi
Audi A5 Divulgação/Audi

Nesta terça-feira (16), a  Audi apresentou na Europa a nova geração do A5 nas versões sedã e perua (Avant). Um marco importante é a descontinuação do A4 , que estava no mercado desde 1994. Trinta anos depois, a marca substitui um dos seus ícones de vendas que estava em sua quinta geração. Os novos modelos apresentam a nova identidade visual da marca e já estão disponíveis para encomenda no mercado europeu, com lançamento oficial previsto para novembro.

A Audi está mudando as nomenclaturas tradicionais de seus veículos, e o A5 é o primeiro modelo a ser modificado nesta nova estratégia. A partir de agora, os carros com números pares serão elétricos, enquanto os números ímpares terão motores a combustão. Assim, o A5 substitui o A4 e contará com versões esportivas com a sigla "S", equipadas com motores de seis cilindros (S5 e S5 Avant).

As versões CoupéSportback , que faziam parte da linha anterior do A5 , não estarão presentes nesta nova geração. Aliás, esta nova abordagem da Audi torna o A5 mais luxuoso e refinado do que já era.

VISUAL E DIMENSÕES 

Audi A5 Avant Divulgação/Audi
Audi A5 Avant Divulgação/Audi
Audi A5 Avant Divulgação/Audi
Audi A5 Avant Divulgação/Audi
Audi A5  Divulgação/Audi
Audi A5 Divulgação/Audi
Audi A5  Divulgação/Audi
Audi A5 Divulgação/Audi

Os novos A5 trazem faróis com a identidade visual moderna da Audi, incluindo faróis afilados, grade em colmeia mais larga e capô elevado. As maçanetas das portas agora são niveladas com a carroceria. As rodas variam de 17 a 20 polegadas, dependendo da versão e dos opcionais escolhidos.

Na traseira, as lanternas 100% em LED se estendem de uma ponta a outra, invadindo a tampa do porta-malas com projeção tridimensional. Estas lanternas podem alertar outros motoristas sobre acidentes à frente com antecedência.

O novo Audi A5 é ligeiramente maior que o modelo anterior, medindo 4,82 m de comprimento (67 mm a mais), 1,76 m de largura e 1,46 m de altura. O entre-eixos aumentou para 2,90 m (80 mm a mais). O porta-malas comporta 445 litros na versão sedã e 476 litros na perua.

MOTORIZAÇÃO

Audi S5  Divulgação/Audi
Audi S5 Divulgação/Audi
Audi S5  Divulgação/Audi
Audi S5 Divulgação/Audi
Audi S5 Avant Divulgação/Audi
Audi S5 Avant Divulgação/Audi
Audi S5 Avant Divulgação/Audi
Audi S5 Avant Divulgação/Audi

Os novos Audi A5 sedã e Avant possuem um conjunto motriz que inclui duas versões com motor micro-híbrido, que a marca considera um híbrido completo. O sistema, chamado MHEV Plus , é alimentado por uma bateria de 1.8 kWh e trabalha em conjunto com o motor 2.0 TDI (turbo) diesel, gerando 204 cv e podendo adicionar mais 24 cv dependendo da situação. O sistema também recupera energia durante a frenagem, com capacidade de até 25 kW.

Há também configurações de motorização sem o sistema híbrido. A versão de entrada traz o conhecido motor 2.0 TFSI com 150 cv e tração dianteira. Existe uma versão mais potente com o mesmo motor, mas com 204 cv e tração nas quatro rodas.

As opções esportivas S5 e S5 Avant utilizam um motor V6 3.0 TFSI de 367 cv, também com sistema micro-híbrido. O câmbio, independentemente da propulsão, é automatizado de sete velocidades com dupla embreagem. O novo Audi A5 utiliza a mais recente plataforma da marca, a Plataforma Premium de Combustão (PPC).

A Audi afirma que é possível estacionar o veículo no modo "puramente elétrico" com as versões híbridas, assim como dirigir lentamente na cidade ou em congestionamentos, semelhante ao que ocorre com carros híbridos convencionais. A marca também planeja lançar versões híbridas plug-in do A5 em breve.

INTERIOR

Audi S5 e S5 Avant Divulgação/Audi
Audi S5 e S5 Avant Divulgação/Audi
Audi A5  Divulgação/Audi
Audi A5 Divulgação/Audi
Audi A5  Divulgação/Audi
Audi A5 Divulgação/Audi

O interior dos novos A5 é completamente renovado, com um visual semelhante no que vemos no Q6 e-tron . As telas OLED curvas incluem um painel de instrumentos de 11,9 polegadas e uma tela central de 14,5 polegadas. Há ainda uma tela opcional para o passageiro de 10,9 polegadas.

O volante é totalmente novo, com formato retangular em vez do tradicional meio redondo. As teclas são touch, como em alguns modelos da Volkswagen . O console central é ligeiramente elevado e o teto solar possui escurecimento elétrico, entre outras comodidades.

PREÇO, E O BRASIL? 

A versão de entrada com motor 2.0 TFSI de 150 cv tem preço anunciado de 45.200 euros (R$ 266 mil). No Brasil, ainda não houve anúncio de lançamento e pode demorar para chegar. Isso, porque em junho, a  Audi anunciou a reestilização do A4 e A5 no Brasil, com tração quattro para todas as versões.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!