A primeira vista a Motoinno TS3
pode parecer coisa de louco. E realmente é. Mas tudo nela foi desenhado para aumentar a segurança e desempenho de pilotagem.
Se você ainda não percebeu, ela não possui os clássicos garfos frontais, aqueles dois tubos que, além de prender as rodas, atuam como amortecedores e também são usados para mudar a direção da roda dianteira. E aí é que reside o problema. Essa três atividades são feitas por uma única peça (os garfos), mas uma interfere na outra.
Numa freada a geometria da moto se altera pois sua frente mergulha dentro dos garfos, gerando forças que podem afetar o chassis da moto e sua dirigibilidade. Numa curva acontece o mesmo problema, mas pior, pois a pressão interna nos garfos é diferente de cada lado.
A solução que o pessoal da Motorcycle Innovation desenhou foi substituir o garfo por uma suspensão triangular parecida com a de carros, onde o quadro da motocicleta se movimenta de tal forma que ele é quem atua como a suspensão. Isso permite ao piloto executar curvas de maneira mais fechada e mais inclinado, frear mais forte e mais perto da entrada da curva e fazer mudanças de direção e aceleração em plena curva, mantendo a motocicleta mais estável e com maior controle.
Em testes de pista contra motocicletas de desempenho semelhante, a Motoinno deixou todas para tras. Esse protótipo usa o motor de uma Ducati SS 900 , mas a moto de produção terá o competentíssimo Monster 1200 Testastretta , também da Ducati.
Seu nome é a abreviação do nome da fábrica "Motorcycle Innovation" e o TS3 para "Triangulated Steering and Suspension System"
Você viu?
Essa moto cai direitinho no departamento: “Eu quero uma. AGORA!!!”
Veja o vídeo da Motoinno:
Matéria relacionadas:
1) Vyrus 987 C3 4V V: A motocicleta de produção mais potente do mundo
2) Ducati 1200 "Monster of Ice" - O inverno esta chegando...