A Suzuki Katana foi apresentada ao público em outubro do ano passado pela primeira vez, no Salão de Colônia (Intermot, Alemanha), e agora acaba de ser registrada no Brasil. O grande atrativo da novidade é o seu design, que que remete à “mãe”, dos anos 80. Suas patentes — de projeto, design, componentes e outros itens — foram publicadas na revista do INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Conforme o próprio site da Suzuki, "deve dar as caras no país em breve", podendo-se esperar que estará nas ruas ainda este ano.
LEIA MAIS: Moto elétrica traz celulares da Samsung no lugar de retrovisores
Inspirada clássica GSX1100S Katana , a nova geração da motocicleta naked atrai pelo farol quadrado em destaque, com luzes de LED e a traseira curta, com lanterna de três pontas. Migrando para os itens que prometem garantir a sua estabilidade, a Suzuki Katana utiliza bengalas invertidas com regulagem na suspensão dianteira, e amortecedor regulável simples atrás.
LEIA MAIS: Veja quais são os 5 scooteres novos mais baratos do Brasil
Outro destaque são os freios. Trata-se de um conjunto Brembo com ABS, que traz disco de 310 mm na frente e 250 mm atrás. Enquanto isso, os pneus Dunlop sem câmera foram desenvolvidos especialmente para o modelo. Com isso, promete entregar o desempenho e a agilidade a que a motocicleta foi pensada, conforme os atributos que lhe garantiram tanta fama nos anos 80.
LEIA MAIS: BMW F 850 GS Adventure nacional vai chega às lojas em já neste mês
Suzuki Katana vai girar alto
Mas nada disso se aplica sem a sua mecânica. É equipada com motor de quatro cilindros e 999 cc emprestado da GSX-R1000 K5, que entrega bons 150 cv e passa dos 10.000 rpm. Para transferir essa força ao solo, a nova Katana dispõe de controle de tração e embreagem deslizante. O seu peso de apenas 215 kg é garantido pelos seus componentes leves e o seu pequeno tanque, de apenas 12 litros.
LEIA MAIS: Relembre algumas das 5 marcas de motos que abandonaram o nosso mercado
Segundo divulga a marca: “ O Suzuki Katana também simboliza muito bem o comprometimento da Suzuki na construção de motocicletas. A dedicação da empresa em criar motocicletas belas e únicas tem as raízes na tradição, ao mesmo tempo em que busca incorporar os últimos avanços em tecnologia. Tal como a sua antecessora clássica, nós concluímos que a novidade está realmente pronta para forjar o caminho de uma nova era no motociclismo.”