Em terra de cego, quem tem olho é rei! Nova função do Google Maps é pensada para oferecer mais segurança e agilidade
Reprodução/Globo News
Em terra de cego, quem tem olho é rei! Nova função do Google Maps é pensada para oferecer mais segurança e agilidade

O aplicativo do Google Maps acaba de adicionar o modo de navegação voltado especificamente para as motocicletas. Nele, o servidor não se limita apenas a analisar fatores como os congestionamentos e bloqueios de vias, que comprometem o tempo de chegada dos carros.

LEIA MAIS: Conheça 5 aplicativos que podem ajudar no trânsito do dia a dia

A partir de agora, a função de motos do Google Maps terá a capacidade de saber, por exemplo, que apesar de um tráfego intenso , os corredores das motos estão fluindo. E no caso da outra situação, mesmo que haja algo obrigando o fluxo de automóveis a desviar, poderá constatar que as motos estão conseguindo seguir normalmente.

Ou o contrário também ocorre, para o azar dos motociclistas. "Os carros estão andando e as motos, às vezes, não podem ir na mesma velocidade. Tem algumas vias onde se pode ir de carro, mas não podem as motos. Levando todas essas informações, damos estimativas diferenciadas e rotas otimizadas de acordo com o trânsito e com suas restrições", disse André Kowaltowski, gerente de produto do Google Maps.

LEIA MAIS: Como a conectividade está afetando sua relação com os carros

Você viu?

Google Maps
Divulgação

Nova função do Google Maps diz que, apesar do trafego intenso, os corredores de motos estão fluindo

O Google Maps faz essa leitura através de inteligência artificial e por meio dos próprios usuários. À medida que eles circulam pelas vias, quando são afetados pela lentidão do trânsito, o aplicativo toma conhecimento de que o local não está próprio para se chegar ao destino o mais rápido possível. Com isso, ele busca meios alternativos para outros condutores que virão em seguida.

Kowaltowski afirmou que, de fato, há uma demanda por informação por parte dos motociclistas. A Índia foi o primeiro país a adotar a navegação para as motos. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2018, havia mais de 26 milhões de motos no Brasil, cerca de uma moto para cada 8 habitantes. Em São Paulo, 15% dos veículos são motos. Já na Baixada Santista, a região metropolitana com o número recorde, elas compõem cerca de 30% da frota.

“Viajar com segurança” e “Live View”

Com o novo Live View, ao direcionar o celular para a rua, será possível detectar qual o sentido que se está apontado
Divulgação
Com o novo Live View, ao direcionar o celular para a rua, será possível detectar qual o sentido que se está apontado

Outra novidade chega para os usuários de táxi e aplicativos de corridas. A ferramenta “Viajar com Segurança” permite que o usuário seja avisado caso o veículo saia da rota pré-definida por ele. No aplicativo, depois de pesquisar o destino e selecionar a rota desejada, o passageiro pode habilitar a função “Viajar com Segurança” e “Alertas de desvio de trajeto”, que avisa em caso do motorista desviar a trajetória em mais de 500 metros. É possível compartilhar a viagem em tempo real com amigos e familiares.

LEIA MAIS:  Conheça as 5 melhores centrais multimídia do Brasil

Por fim, também acaba de chegar o “Live View”, que utiliza a realidade aumentada para auxiliar os pedestres. Ao direcionar o celular para a rua, será possível detectar qual o sentido que se está apontado. Um dos meios que o Google Maps utiliza para realizar a leitura é utilizar as imagens do Street View . Para ativar a função no aplicativo, basta tocar no botão “Live View” na barra de ferramentas, acima do mapa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!